Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Serviços de limpeza pública: nova empresa irá absorver demitidos
Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro
29/10/2014 - 18:08

Foto: ilustrativa
A empresa Impacto, que passa agora a ser responsável pelos serviços de coleta de lixo e varrição de ruas em Cáceres, informou na tarde de hoje, através do gerente Edson Henrique Bérgamo, que, em reunião com o prefeito Francis Maris Cruz, ouviu do mesmo o pedido de atenção especial para com os funcionários das empresas Sanetran e Oportuna, que perderão o emprego no final do mês.
Bérgamo explicou que o chamamento para receber currículos foi feito através da imprensa local e com a colocação de faixas em bairros, e que os funcioonários demitidos que procurarem a Impacto, e estiverem dentro das exigências legais, com certeza serão contratados, principalmente devido a experiência profissional que possuem.
"O prefeito demonstrou claramente sua preocupação, mas nós dependemos do desligamento desses funcionários das respectivas empresas, para então promover a contratação".
Segundo Bérgamo, é tocante a satisfação dos 20 reeducando que foram contratados para o serviço de coleta de lixo. São três caminhões e nove rotas, e 16 funcionários seriam suficientes, mas o número foi aumentado para 20 atendendo a um pedido do juiz Jorge Alexandre, da Vara de Execuções Penais da comarca. Os 20 reeducando participam do projeto de ressocialização "Caminhos para a Liberdade", que será acompanhado pelo judiciário, Ministério Público e Conselho da Comunidade. O projeto atende as especificações da LEP(Lei de Execução Penal). A coleta de lixo do município ficará sob a responsabilidade dos 20 reeducandos que, além do salário, receberão cesta básica de alimentos, repassados às famílias. Eles começaram a trabalhar  hoje,29, usando as tornozeleiras eletrônicas.
"É importante ressaltar -informa Bérgamo- que serão a princípio três frentes de trabalho: a coleta de lixo, com vagas já preenchidas; a varrição de rua com 25 vagas e uma terceira frente com atendimento a demandas prioritátias, com mais 25. Além disso, existe a frente que atende a tapas buracos e outros, com mais 25. São então 75 vagas, e mais os 20 coletores. Acreditamos que aqueles que desejarem e nos procurarem, serão absorvidos sim. A troca de empresa não irá causar desempregos, o prefeito demonstrou preocupação e sensibilidade com a causa".
A empresa Impacto tem sede em Cuiabá e atende 22 municípios de Mato Grosso. Chega a Cáceres com três caminhões coletores novos, e mais um reserva.
Os reeducandos que estão contratados passaram por uma semana de treinamento. Na sexta-feira, a empresa fará uma primeira seleção para as outras vagas, já encaminhando os primeiros contratados para exames admissionais. 
O gerente da Impacto disse ainda que atendeu os vereadores Manoel Inácio e Cabo Pinheiro, que buscaram informações a respeito das contratações. "Tudo está sendo feito com a devida transparência e com o cuidado de promover a geração de emprego e renda, e não o contrário"-afirmou.
O prefeito, por sua vez, informou que a empresa assume serviços mais ampliados, pois além da coleta de lixo e da varrição, será responsável pela limpeza de bocas de lobo, limpeza de praças, retirada de entulhos. "A primeira frente emergencial começa na próxima semana com a limpeza das bocas de lobo"-informou.
Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje, 29

29/10/2014 - 11:09
Cidades

Justiça suspense concurso da PF

29/10/2014 - 10:18
Artigos

Constitucionalismo de botequim

27/10/2014 - 17:09