Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cuiabá ganha Observatório Social nesta quinta, 30
Por Fátima Lessa
29/10/2014 - 10:13

Foto: ilustrativa

Organização já está presente em 80 cidades, distribuídos por 15 estados. Em Mato Grosso, em Sorriso, Rondonópolis e Cáceres. Opera a partir de uma metodologia de monitoramento das compras públicas

No próximo dia 30 acontece a fundação do Observatório Social de Cuiabá (OS/Cuiabá), com apoio de entidades de diversos setores. O evento antecede ao 1º Encontro Regional dos Observatórios Sociais do Norte e Centro Oeste, promovido pelo Observatório Social do Brasil (OSB), em Cuiabá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro em Cuiabá.

O Observatório opera a partir de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal. Este acompanhamento parte da publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço. A ideia é de se certificar de que os recursos públicos municipais estão sendo bem aplicados. Para isso conta com uma equipe de especialistas.

O evento que marca a fundação do OS de Cuiabá acontecerá no Auditório da Escola Judiciária do TRT23, a partir das 18h15 do dia 30. É aberto ao público em geral, bem como para entidades interessadas em participar. Na ocasião será apresentada uma palestra sobre o papel, origem, objetivos e ações de um Observatório Social pela diretora executiva do OSB, Roni Enara, e o vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social do Observatório Social do Brasil (OSB) e presidente do OS Campos Gerais, Ney da Nóbrega Ribas.

Já o 1º Encontro de Observatórios Sociais do Norte e Centro Oeste, será realizado no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), a partir das 9 horas do dia 31, e irá reunir representantes de Observatórios e cidadãos de Brasília (DF), Goiânia (GO), Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis e Sorriso (MT), Campo Grande e Dourados (MS), Abaetetuba, Belém, Capanema e Castanhal (PA) e Rolim de Moura (RO).

A organização já está presente em 80 cidades brasileiras, distribuídos por 15 estados. Em Mato Grosso, os municípios de Sorriso, Rondonópolis e Cáceres já dispõem de unidade do Observatório Social. No evento desta quinta-feira será  a vez da capital – que seguirá o mesmo padrão de franquia social na esfera nacional.

O primeiro observatório social surgiu em 2004 com a identificação de desvios nos recursos da prefeitura de Maringá (PR). O ex-prefeito Jairo Gianoto foi preso e condenado. Hoje, responde em liberdade. 

Para participar do Observatório Social, os interessados não podem ser filiados a partidos políticos. Seu foco de mobilização é direcionado a entidades representativas da sociedade civil que ajudam a multiplicar o objetivo de fomentar a melhoria da gestão pública brasileira. A associação é democrática e apartidária.

Carregando comentarios...

Artigos

Constitucionalismo de botequim

27/10/2014 - 17:09