Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Felix qui potuit rerum cognoscere causas
Por por Rosildo Barcellos
20/10/2014 - 12:42

Foto: ilustrativa

O título é um fragmento de verso de Virgílio, quando celebrava a felicidade quando conseguia enveredar pelos arcanos da natureza descobrindo as causas íntimas dos fenômenos.significa:"Feliz o que pode descobrir a causa das coisas". Eu sonho menos, quero apenas esquadrinhar o imperscrutável. Durante a vida que eu tive permeava minha respiração a vontade de saber. Tive a oportunidade de perguntar diretamente a seu autor mas perdi por motivos alheios a minha vontade. Mas não fiquei sem saber e assim hoje conto a história da música “O bêbado e a Equilibrista” de alto cunho social étnico e ideológico; para quem sabe fazer refletir acerca de seu voto para este segundo turno que se aproxima

   A música foi composta por Aldir Blanc e João Bosco e lançada no Long Play “ Linha de Passe no ano de 1979 mas eternamente lembrada na voz de Elis Regina que lhe deu um colorido mais que especial. Destarte com a meiga adjetivação da esperança equilibrista as maravilhosas metáforas de Aldir alinhavaram toda a melodia.Ou seja as estrelas “ os generais” e o céu “a prisão” martelavam a tristeza de Betinho, sociólogo e ativista de Direitos Humanos que foi perseguido e exilado justamente nesta época dos anos de chumbo pelo regime militar e irmão de Henrique de Souza, o cartunista Henfil que tinha sido apresentado por Elis Regina a Aldir Blanc no verão de 1975 e sempre contava longas histórias do irmão exilado desde 1971. Juntando-se a isto a sensibilização mundial pelo fenecimento de grande Charles Chaplin, João Bosco preparou uma melodia em sua homenagem e o mostrou a Blanc que com grande maestria letrou a música fazendo uma singela homenagem quando rimou Brasil com o irmão do Henfil. E foi justamente esssa famosa rima que é a parte que emociona pois ela teve o papel de mobilização e transformação e incentivo aos reprimidos.

    O próprio Aldir Blanc conta que se rimasse “Betinho” não teria o mesmo impacto pois na época Henfil já havia galgado a posição de destaque no cenário nacional e Betinho teve um pouco mais tarde com a criação da “Ação pela Cidadania”. Herbert de Souza, o Betinho, estava ainda exilado no México quando ouviu a canção pela primeira vez na voz de Elis, a pimentinha.Foi engraçado porque seu irmão o telefonou e sem avisar disse: apenas ouça! Dias depois quando enviou uma fita cassete Henfil escreveu o seguinte recado:

   Mano velho, prepare-se! Agora temos um hino e quem tem um hino faz uma revolução!

   A campanha pela anistia ampla geral e irrestrita foi a primeira movimentação nacional com sucesso depois da ditadura militar no Basil e em 1975 foi instituído o Ano Internacional pela Anistia. Eu fico triste que hoje podemos votar e tantos não dão o valor necessário ou preferem esquivar-se de suas responsabilidades facilitando o acesso a políticos que nem nos recebem em seus gabinetes. Mas emoção a parte a real  emoção ficou na memória quando em 1979 “Betinho” desembarcou no Aeroporto de Congonhas e com os olhos razos d`água foi recepcionado por 400 mãos acenando e 200 vozes cantando em uníssono... Caía a tarde feito um viaduto e um bêbado trajando luto me lembrou Carlitos..

 

 Citações:

 

* O bêbado representa os artistas, poetas  em geral, que embriagados de liberdade ousavam levantar suas vozes contra a ditadura.

* Um viaduto, obra do governo, caiu, desabou sobre carros e ônibus cheios de pessoas acarretando vários óbitos. Na época, nada pôde ser noticiado nem as pessoas foram devidamente ressarcidas ou indenizadas. Cidade de Belo Horizonte, viaduto da Gameleira, década de 70.

*A equilibrista era a esperança de democracia, um projeto de abertura política gradual, que a cada "eleição", a cada evento que incomodava os militares tinha sua existência ameaçada.

* Henfil (Henrique Filho) era um cartunista político visado pelo regime, bem como seu irmão o Betinho,sociólogo, que no governo Fernando Henrique organizou o programa de combate à fome. Os dois eram hemofílicos e morreram de Aids.

*Maria é a esposa do operário Manuel Fiel Filho morto sob tortura nos porões do DOI-CODI (SP) em janeiro de 1976

* Clarice é a esposa do jornalista Wladimir Herzog, também morto sob tortura, no DOI-CODI (SP) em outubro de 1975.

  Rosildo Barcellos é articulista

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

SAEC explica falta de água‏ na cidade

17/10/2014 - 13:21