Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Câmara manifesta apoio à greve de alunos de Medicina da Unemat
Por assessoria Câmara de Vereadores
16/09/2014 - 12:48

Foto: Darlan Brunel

A Câmara de Vereadores de Cáceres vai emitir um documento cobrando providencias do governo do Estado para melhorias da estrutura do curso de Medicina da Unemat. A decisão foi tomada na sessão desta segunda-feira, 15, após cerca de 50 estudantes terem comparecido ao parlamento solicitando apoio institucional.

A participação dos estudantes na sessão foi uma iniciativa do vereador Edmilson Tavares (PMDB), que entende que o parlamento municipal deve usar de suas prerrogativas políticas para sensibilizar o Estado para a necessidade de dotar o curso das condições necessárias para o seu funcionamento.

Tavares também articulou para que a prefeitura também emita um documento em apoio à causa. 

Ao justificar a sua iniciativa o vereador disse que ‘comprou a briga’ dos estudantes porque a formação de novos e bons médicos contribuirá diretamente para a melhoria da qualidade do atendimento a população, especialmente a mais carente.

O vereador Marcinho Lacerda (PMDB), que presidiu a sessão, ressaltou a importância da Câmara se juntar a outras instituições para cobrar condições mínimas para o desenvolvimento do curso.

Já os vereadores Tarcísio Paulino (PSB) e Edmilson Campos (PR) criticaram duramente o governo do Estado. Ambos disseram que o governo foi irresponsável em utilizar o curso como instrumento político e não dotá-lo das condições mínimas para o funcionamento.

Cerca de 140 acadêmicos entraram em greve há trintas e três dias cobrando condições mínimas para estudar. Eles alegam que faltam livros, salas de aula, material de laboratório, reposição de aulas e aquisição de peças anatômicas humanas para estudo – como de cadáveres para a prática anatômica – e apresentação de um projeto pedagógico.

O déficit de professores também é alvo de críticas dos alunos, que apontam que há disciplinas ainda sem professores, mesmo após a realização do concurso público feito este ano.

 

Carregando comentarios...

Cidades

TV SKY,nova loja em Cáceres

14/09/2014 - 07:25
Educação

Coordenadores preparam o 'FAPAN em ação'

14/09/2014 - 07:22
Meio Ambiente

Queimadas: MT segue liderando

13/09/2014 - 07:17