Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Você está pronto para ter um cachorro?
Por por Monica Vignardi Correa
27/08/2014 - 13:37

Foto: arquivo

 Esta pergunta parece simples e de fácil resposta, mas na prática ela torna-se bem diferente. Cuidar de um animal exige muita dedicação e responsabilidade, pois a decisão de ter um cachorro em casa deve ser tomada com consciência de que será uma grande mudança na vida de toda a família. 

   Cães precisam de muitos cuidados, você precisa estar preparado financeiramente para as despesas com veterinário, e isso inclui; vermífugos, anti-pulgas e vacinas. Isso sem falar que de vez em quando seu bichinho poderá ficar doente e o tratamento nem sempre será barato. Exigem gastos com alimento e as mãos do dono para limpar as sujeiras que deixam pelo caminho.  

   Mesmo que você tenha um grande quintal em casa, você vai precisar levá-lo para passear. As caminhadas são importantes para o exercício físico e mental, e fazem com que interajam com outros cachorros e pessoas diferentes, tornando-o mais sociável. Importante também colocar uma coleira com uma plaquinha de identificação onde conste seu telefone, assim caso ele desapareça a pessoa que o encontrar entrará em contato com você imediatamente.  

   Ao contrário do que muitos pensam, cães não têm necessidade de ‘’namorar’’, evite crias indesejadas e castre seu animal. A castração não serve só para evitar que nasçam filhotes. Ao serem esterilizados, os cães têm menos vontade de ‘’sassaricar’’ por aí, diminuindo as chances de serem atropelados, envenenados e maltratados, ficam mais caseiros, correm menos risco de serem infectados por doenças transmitidas pelo ato sexual. Além disso, é bastante reduzido o risco de desenvolverem tumores e infecções.

   O cães, de raça ou não, são grandes companheiros, fiéis, amorosos e muito sociáveis. Se a preferência é por comprar um cachorrinho, as opções podem ser mais direcionadas, é interessante traçar um perfil da raça ideal para casa. Algumas raças são indicadas para lugares maiores, e outras para lugares pequenos. Também há raças que se dão melhor com crianças e com o dia a dia da família. As opções são muito variadas e é muito importante comprar de canis especializados e reconhecidos, e cuidado com criadores ‘’fundo de quintal’’, fruto de cruzamentos incorretos e genética fora dos padrões da raça conforme a Confederação Brasileira de Cinofilia.

   Mas se você quer adotar um cãozinho, ótimo! Adotando de um abrigo, você estará salvando e mudando a vida daquele animal, e com certeza terá um amor incondicional. Isso serve para cães adultos e filhotes.

   Os cães vivem em média de 12 a 15 anos, e passar a vida ao lado de um cão é uma experiência única, e durante toda sua evolução devemos ter em mente que teremos um ótimo companheiro quando tratado com disciplina, exercício e carinho.

 

                                                          Mônica Vignardi Correa

                                                          Adestradora e Consultora Comportamental

 

 

   

 
 
 
 
Carregando comentarios...

Polícia

PRF recupera Agile e S-10

26/08/2014 - 19:30
Polícia

Cáceres:PRF apreende 300 kg de maconha

26/08/2014 - 19:16
Artigos

Meio Ambiente

26/08/2014 - 09:25