Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Mapeamento de animais na região de Cáceres pode ter a ajuda de internautas
Por Midianews
29/07/2014 - 19:49

Foto: divulgação
Já está em operação um sistema online que possibilita qualquer pessoa a contribuir para o inventário da fauna da região de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá). 

O projeto está elaborado pela equipe do Projeto Bichos do Pantanal, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Graças ao sistema, denominado Inaturalist e desenvolvido pela Universidade do Kansas, é possível postar pelo celular ou pelas redes sociais (Google +, Flicker, Picasa, Facebook) fotos de animais da região de Cáceres, acompanhadas de indicações precisas da localização do animal obtidas por GPS. 

Assim, será possível que os pesquisadores saibam onde circulam as espécies, com qual frequência, se os animais são os mesmos ou são distintos e quais são seus habitats e hábitos. 

Basta acessar www.bichosdopantanal.org/georreferenciamento, clicar nos ícones de animais e se logar no sistema via redes sociais ou por intermédio de cadastro do site.

Essas informações, além de outras resultantes do mapeamento de toda a fauna de Cáceres, vão gerar conhecimento científico a ser disponibilizado no site do projeto e transformado em material didático para a educação ambiental em escolas públicas da região.

O conteúdo também servirá para a sensibilização de turistas, pescadores, moradores das comunidades do entorno e a capacitação de monitores e guias de ecoturismo.
 

 

Carregando comentarios...

Educação

Fapan realiza 10ª Semana Pedagógica

29/07/2014 - 17:21
Cultura

Da dor de ser e 'É'

29/07/2014 - 15:42
Saúde e Bem Estar

Grupo ACALMMA realiza 7ª Campanha da Amamentação

29/07/2014 - 10:01
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,29

29/07/2014 - 09:58