Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
33º Festival Internacional de Pesca de Cáceres (FIPe)
Por por Claudionor Duarte Correa
17/04/2014 - 11:23

Foto: arquivo

Cáceres, cidade histórica, nasceu à margem esquerda do Rio Paraguai, situada a 210 km da capital Cuiabá, o município é porta de entrada para uma das maiores reservas da Biosfera e o Patrimônio da Humanidade “O Pantanal Mato-grossense”. Trata-se de um ecossistema extremamente rico, aqui a natureza e bela, prodiga e ainda intocável. Pela sua posição estratégica no Pantanal, Cáceres foi escolhida pelo Ministério do Turismo como um dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil e reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil e também a Rota Turística Pantanal Andes e Pacífico.

A cada ano Cáceres a Capital Nacional da Pesca Esportiva (Rank Brasil 2010) se prepara para receber de braços abertos com a hospitalidade de sempre os visitantes, que desfrutam da melhor forma da tradicional festa local, o Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe), o maior evento de Pesca em água doce do mundo (Guinnes Book 1992), que nesse ano completa sua 33ª edição, propagando as nossas belezas naturais a hospitalidade a gastronomia do povo pantaneiro e a Pesca Esportiva.

                       O FIPe, é um evento esportivo de cunho ecológico-cultural que visa difundir a sustentabilidade através das ações de inclusão social, tais como: Pesca artesanal: voltada as comunidades locais, resgatando a tradicional pesca com linhada de mão e canoa a remo (Maior do Brasil no Gênero Rank Brasil 2010),  que  reforça a iniciativa para preservar a cultura e a tradição do homem pantaneiro, tão bem representado pelas famílias ribeirinhas que contribuem para o grandeza do evento. A Maior Pesca infanto-juvenil do Brasil (Rank Brasil 2010), pescaria na praia que proporciona a integração sócio-esportiva que envolve as crianças na preservação da Ictiufauna através do Pesque solte.

O ponto alto da Festa e a competição de Pesca Esportiva Embarcada Motorizada que reúne um público estimado de 60mil para assistir a largada da competição, que é pura adrenalina, são centenas de embarcações navegando ao mesmo tempo com suas equipes. Entre os competidores, mais que fisgar um peixe de alta pontuação, é viver este momento único da integração entre pessoas de diferentes estados, países e culturas, consolidando assim o destino de Pesca Esportiva (Pesque Solte). A competição tem duração de 6 horas onde os pescadores buscam o maior peixe, concorrendo a valiosos prêmios: carro, lancha, barcos e motores de popa, além de inúmeras competições esportivas durante os cinco dias do evento, as noites com shows regionais e nacionais, espetáculos artísticos e culturais  para todos os gostos.

 Toda a maquiagem cênica envolvida no FIPe, não teria fama se não fosse o sucesso da largada dos barcos;a infraestrutura voltada para o acolhimento e segurança dos visitantes, toda a festa não seria um glamour se não houvesse a preocupação da Comissão Organizadora do FIPe em se dedicar ao máximo para uma verdadeira integração entre povos e culturas. E, com certeza o 33º FIPe se consagrará como a consolidação macro de Cáceres com seus 58,7% do seu território no Pantanal.

   As várias edições do FIPe valorizam a história, a cultura e a gastronomia deste povo hospitaleiro, estreitando a cada ano os laços de amizade com os visitantes vindos das mais diferentes regiões, que se deslumbram com a riqueza da fauna e flora do mais belo ecossistema do Brasil, parte do sucesso e do brilho do FIPe, deve-se à exuberância do Pantanal.

O FIPe é muito mais do que um registro no livro dos recordes. É mais que uma simples prova de pesca. É a reunião de centenas de milhares de pessoas em uma celebração de vida e respeito à natureza. É um momento mágico de resgate da história e cultura cacerense.    

 

 

 

                                     A realização deste mega evento, que reúne um público de aproximadamente 200 mil pessoas circulantes (nos cinco dias do Evento) no local do evento e cifras em torno de 1.000 milhão de reais em infraestrutura, shows e premiações, só se torna possível graças a parcerias e, sobretudo o apoio imprescindível do Governo Estadual e Federal – Ministério do Turismo, Ministério da Pesca (MPA) Organizações governamentais e não governamentais. Para o FIPe 2014 objetivamos atingir a excelência na realização do evento juntamente com os patrocinadores, e toda a comunidade cacerense e assim obter o merecido sucesso e a laboriosa recompensa de uma farta pescaria (pesque e solte) e um evento de sucesso. 

 
(Claudionor Duarte Corrêa/Guia de turismo e Técnico SEMATURclaudio_guiatur@hotmail.com ). www.fipecaceres.com.br inf. 65 3222 3499.
Carregando comentarios...

Cidades

Prefeito 'doa' R$ 70 mil à Saúde

16/04/2014 - 13:34