Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Comissão de Saúde da Câmara vai convidar bispo para falar da cessão do Hospital São Luiz à Pró-Saúde
Por Sinézio Alcântara
29/01/2021 - 19:25

Foto: arquivo

As dificuldades impostas pela Pró-Saúde – empresa administradora do Hospital São Luiz -, para celebração de contrato com o governo do Estado na pactuação de leitos de UTIs para ajudar socorrer vítimas do Covid-19 na região de Cáceres, pode refletir na Igreja Católica, fundadora e proprietária da instituição.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Luiz Landim (PV) pretende ouvir, nos próximos dias, o bispo diocesano de Cáceres, Dom Jacy Dinis Rocha. A comissão quer um esclarecimento do representante da igreja, sobre os termos da cessão, do hospital à empresa.

                O hospital São Luiz foi fundado em 1938 – quando Cáceres ainda era um povoado -, por padres franciscanos, através do frei Ambrósio Dayde, da Missão da Ordem Terceira Regular de São Francisco do Brasil e freiras, pela irmã Antônia Rodrigues, pertencentes à Congregação do Instituto Imaculada Conceição.

            Com sede no Rio de Janeiro, a Pró-Saúde administra o hospital São Luiz, desde janeiro de 2019. Até então a unidade era administrada pela Associação Congregação de Santa Catarina, que a havia recebido da Sociedade Educadora Beneficente Providência Azul.

            Durante os dois anos de gestão, a empresa acumula uma série supostas irregularidades, que vão desde atraso no pagamento de salário dos funcionários, falta de equipamentos e medicamentos até falta de alimentos aos pacientes. Já trocou de diretor nesse período, pelo menos, quatro vezes.

Devido as deficiências estruturais, administrativas e financeiras do Hospital em novembro de 2020, o Ministério Público (MP) solicitou a intervenção do Estado, na unidade. O promotor Rinaldo Segundo enviou “despacho” ao Escritório Regional de Saúde, solicitando a realização de estudo para a intervenção.

O convite para que o bispo compareça na Câmara para os esclarecimentos será encaminhado na próxima segunda-feira. A data para o comparecimento será o dia 10 de fevereiro.

            Além do representante da igreja, a Comissão de Saúde da Câmara, irá convidar o atual diretor do hospital Sérgio de Almeida. A comissão quer ouvir o diretor sobre os repasses financeiros do governo do Estado, destinados ao hospital. Se foi recebido e o que foi feito dos recursos. E qual a real situação hoje da unidade.

Também serão convidados o diretor do Escritório Regional de Saúde, Sandro Luiz Neto. A comissão deseja saber sobre as demandas reprimidas de tratamentos de doenças de média e alta complexidade no município.

Serão convidados ainda o diretor administrativo do Hospital Regional, Onair Nogueira e o secretário municipal de Saúde, Sérgio Arruda. De Onair, a comissão quer esclarecimentos sobre a capacidade do atendimento hospitalar e estudos de viabilidade para ampliação de leitos. Do secretário Sérgio Arruda, a comissão pretende conhecer o Planto de Governo relacionado à saúde do município.

 

NOTA

 
A direção do Hospital São Luiz informa que realizou, nesta semana, uma reunião com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, quando foi apresentada a sua proposta. Após entendimentos, o órgão público definirá até a próxima semana sobre a abertura de novos leitos de Covid-19.
 
É fundamental esclarecer que no ano passado, o Hospital São Luiz recebeu casos moderados e graves do novo coronavírus, via Sistema Único de Saúde (SUS). Até o mês de julho, inclusive, foi a única referência para o tratamento do novo coronavírus para Cáceres e região. Ao todo, mais de 400 vidas foram salvas pela equipe multidisciplinar que esteve na linha de frente do combate à doença. Portanto, o São Luiz exerceu papel fundamental no atendimento de pacientes por meio do SUS.
 
As tratativas para recebimento do custeio referente ao período de 2020 também já estão em andamento  – recursos essenciais para a continuidade dos serviços oferecidos à população mato-grossense.
 
Att.,
Assessoria de Comunicação
Hospital São Luiz
Carregando comentarios...