Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura de Cáceres projeta implantar 100% de coleta seletiva
Por assessoria
26/01/2021 - 10:40

Foto: assessoria

Com metade dos seus  mais de  24.000 (vinte e quatro mil) km2 de área territorial encravada no pantanal mato-grossense, reconhecido como reserva da biosfera  e patrimônio natural da humanidade,  bioma extremamente frágil, o município  de Cáceres, por determinação da Prefeita Municipal Eliene Liberato,  projeta  implantar 100% de coleta seletiva nos próximos tempos.

Coleta seletiva  é um mecanismo de recolha em separado de materiais recicláveis, nos comércios  e residências , tais como papel, papelão, alumínio, latinhas, caixa de leite, plástico, sacolas plásticas, vidros, embalagens, etc.

Segundo  Karen Cebalhos,  Gerente de Resíduos Sólidos da Autarquia Águas do Pantanal, responsável pelo  setor, hoje a coleta seletiva é realizada em 19 (dezenove) bairros da cidade, cobrindo algo em torno 46% das residências e comércios (grandes e pequenos geradores). Ainda,  segundo Karen, está em estudo uma Chamada Pública para seleção de proposta específica  de exploração da coleta  seletiva no município. 

De acordo com  Lucélia de Paula, Coordenadora de Resíduos Sólidos da Águas do Pantanal, além de todas os benefícios já conhecidos pela coleta seletiva, sua totalização no município,  vai impactar diretamente na vida  útil da atual vala do aterro sanitário, que “ganharia” 05 (cinco) anos, passando de 10 (dez) para 15 (quinze) anos.

Para a Prefeita Eliene, “a coleta seletiva representa a maneira ecológica mais adequada para o descarte de lixo. Associado ao tema educação ambiental e desenvolvimento sustentável, evita a poluição do solo e das águas. Somada a tudo isso, com a conquista de 100% de coleta seletiva no município, por meio de Cooperativas e Associações, estaremos incluindo socialmente dezenas de famílias, gerando emprego e  renda para que tenham  uma vida digna” finalizou Eliene.

Francisco da Silva Leite, Diretor da COOMDEC, Cooperativa de Catadores e Catadoras de Cáceres,  com  25 (vinte e cinco) anos  de atividade em Cáceres e outros municípios da região, pontua que a cidade deveria ser dividida em 04 (quatro) setores, para que cada cooperativa e/ou associação atuasse dentro dos seus limites, com exceção da área central, onde haveria revezamento. “Atualmente, por motivos alheios à nossa vontade,  não atuamos  em Cáceres, porém, com início dessa nova gestão,  estamos nos preparando para o retorno, tudo dentro da legalidade. Iremos propor à Prefeita Eliene, que já demonstrou profunda sensibilidade com a causa, a inclusão de todas as Cooperativas e Associações que já vinham atuando na cidade, que por um motivo ou outro, deixaram de operar. Certamente, aproximadamente 60 (sessenta) famílias seriam beneficiadas diretamente”, concluiu Da Silva.

A Lei Federal 12.305 de 2010, norteia as diretrizes da coleta seletiva no país, enquanto que a Lei Municipal denominada  Cáceres Recicla, de 2013, normatiza os rumos no município.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Sine divulga vagas de trabalho disponíveis hoje,26

26/01/2021 - 10:36