Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Município recebe vacina e edita decreto com medidas mais rigorosas
Por assessoria
20/01/2021 - 09:00

Foto: assessoria

Em reunião realizada ontem (18/01), às 7:30 horas,   no Gabinete da Prefeita Eliene Liberato, foi deliberado pelo Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, sobre  a logística de recebimento, segurança, armazenamento  e distribuição da vacina.

O Comitê de Enfrentamento   ao Novo Coronavírus é composto por representantes do  Exército Brasileiro,  Marinha do Brasil, Polícia Rodoviária Federal,  Polícia Militar do Estado de Mato Grosso  e do Corpo de Bombeiros Militar de MT, UNEMAT, ACEC, CDL, Rotary, Polícia Judiciária Civil, Conselho Municipal de Saúde,  além da Prefeitura Municipal de Cáceres.

Em nova reunião, dessa vez no período vespertino e de forma remota, foi decidida a edição de um Decreto com vigência  de 15 (quinze) dias, prorrogáveis ou não,  alinhado com o editado pelo Governo do Estado, que traz em seu corpo medidas como toque de recolher no município, das 22:00 às 05:00 horas, exceção para os serviços de delivery que podem se estender até às 23:00 horas. Também consta das medidas o limite de 50% da capacidade para bares,  restaurantes e congêneres, tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5 m (um metro e meio) entre as mesas/assento.

O Decreto editado pelo Estado,  com validade de 45 (quarenta e cinco) dias, proíbe a realização de eventos sociais, festas, shows, atividades em casas noturnas e confraternizações com mais de 100 pessoas em espaços privados ou públicos.

Com relação à vacina, a Prefeita aguarda para hoje,  a chegada no município, para então poder definir a quantidade de doses disponibilizadas por categoria  prioritária, inicialmente  entre os profissionais de saúde  que atuam diretamente no combate à doença, e das pessoas acima de 60 (sessenta) anos institucionalizadas.

A Prefeita Eliene demonstra profunda preocupação com a situação, que mostra o aumento da média móvel de casos, internações hospitalares e óbitos. “ Estamos tomando todas as medidas possíveis para  enfrentamento ao novo coronavírus.  Com a parceria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de              Mato Grosso – CISOMT, dos Deputados Moretto, Gimenez, Dr. Leonardo e do Deputado Max Russi, além da participação decisiva da Câmara Municipal de Cáceres, conseguimos pactuar junto ao Governo do Estado,  10 (dez) leitos de UTI no Hospital São Luiz, dispomos de insumos para tratamento dos pacientes,  determinamos que a Central da Covid – 19 funcione 24 horas, inclusive com leitos para  internação dos casos leves”, disse.

“Solicito encarecidamente  à população que continue tomando todas as medidas de distanciamento social recomendadas pelo Ministério da Saúde, que usem máscara, álcool gel, lavem as mãos com frequência.  Que cada um faça a sua parte, pense no próximo, no seu ente querido”, finalizou Eliene.

ÚLTIMA HORA

Em reunião encerrada há pouco na sala de reuniões do Gabinete da Prefeita, conduzida pelo Vice Prefeito Dr. Odenílson, com a participação do Comitê de Enfrentamento  ao Novo Coronavírus, ficou deliberado que nas próximas horas será editado o Plano de Ação Municipal, que definirá detalhes como  os critérios de distribuição entre os grupos prioritários, transporte interno, acondicionamento, segurança, locais de vacinação, relação oficial  com documentos das pessoas a serem vacinadas, horário do início efetivo da vacinação, entre outros.

Para o Dr. Odenílson, logo nas primeiras horas de amanhã, quarta feira (20/01), após a aprovação da Prefeita Eliene, da  maneira mais transparente possível, tornará público todas essas informações. “Após a checagem de toda a logística que será executada para a efetiva aplicação do imunizante, e  em respeito à população, estaremos botando em prática nosso planejamento, para que, finalmente as primeiras doses sejam administradas nas pessoas dos grupos prioritários, que são os trabalhadores da saúde no enfrentamento direto da Covid -19, da rede municipal e estadual,  e,  das pessoas institucionalizadas com  60 (sessenta) anos ou mais, além de pessoas com Deficiência institucionalizadas”.

Como é de conhecimento público, foram destinadas para o Município de Cáceres, previamente selecionadas, para a primeira dose, 503 (quinhentos e três) doses para os trabalhadores da saúde do município, 409 (quatrocentos e nove)  para os operadores da saúde do estado, 40 (quarenta) doses para idosos institucionalizados, e, 03 (três) doses para pessoas com Deficiência institucionalizada.

NOTA - 20/01/21
 
Hospital São Luiz informa que, até o momento, não foi formalizada a pactuação de leitos para atendimento de pacientes com Covid-19 por meio do SUS (Sistemas Único de Saúde). Nesta quarta-feira, 20, o hospital encaminhou resposta ao ofício da Secretaria de Estado de Saúde para a habilitação dos leitos e aguarda retorno.
 
Comunicação - Hospital São Luiz
Carregando comentarios...