Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Domingos diz que interesses da população serão prioridade e descarta reajuste no subsidio
Por Sinézio Alcântara
06/01/2021 - 16:54

Foto: arquivo

Reeleito para o terceiro mandato consecutivo e, pela segunda vez, presidente da Câmara de Cáceres, o vereador Domingos dos Santos (PSB), diz que os interesses da população serão prioridades em sua nova gestão. Afirma que irá buscar a harmonia e a independência entre os vereadores. E, que diante da lei federal que estabeleceu medidas de contenção de gastos devido a pandemia do coronavirus, se quer cogita reajuste no subsídio dos vereadores. Esses e outros pontos de vista estão abaixo na entrevista ao site Expressão Notícias, Confira:

Expressão Notícias – O senhor assume, pela segunda vez, a presidência da Câmara de Cáceres. Existe alguma diferença, em relação a primeira vez, em que presidiu o parlamento, entre os anos de 2017 e 2018? Quais?

Presidente Domingos – Em minha primeira gestão encontrei a Câmara precisando de muitas reformas, e busquei garantir que os servidores tivessem condições ideais de trabalho. Agora, mais experiente, poderei dar sequência ao trabalho daquela época com transparência, tendo a população como total prioridade.

Expressão Notícias – O senhor herda uma Câmara com desgastes, principalmente, em razão dos desentendimentos havidos entre dois grupos políticos, da gestão anterior. Um dos que se posicionavam a favor e outro contra as ações do então prefeito Francis Maris (PSDB). O senhor tem a fórmula para resolver e contornar esse impasse?

Presidente Domingos: Devemos sempre buscar a harmonia e a independência entre nós vereadores, pensando no povo em primeiro lugar. Discordâncias são normais, mas começamos esta gestão com apenas uma chapa concorrendo à Mesa Diretora: a nossa, eleita com 14 votos. Isso demonstra que este é um novo tempo de união para a Câmara. Contudo, vivemos em uma democracia e cada parlamentar tem autonomia para se posicionar da forma que achar correta.

Expressão Notícias – Há informações de que os novos vereadores já estariam articulando reajuste nos subsídios, o chamado RGA da Câmara. Isso procede. Como funciona?

Presidente Domingos: A Lei Complementar Federal nº173/2020 estabeleceu medidas de contenção de gastos para enfrentamento da pandemia do Covid-19, inclusive proibindo aumentos, gratificações e reajustes para servidores públicos. Com este impasse, não podemos sequer cogitar qualquer alteração em subsídios.

Expressão Notícias – O ex-presidente vereador reeleito, Rubens Macedo (PTB) reclamava com frequência da atuação de alguns servidores efetivos, que segundo ele, dificultavam algumas ações, principalmente licitações. Como o senhor avalia essa situação?

Presidente Domingos – Não posso falar pelo Presidente anterior. Nossos servidores sempre foram valorizados em minha gestão e isso não vai mudar nesta Legislatura. Eles trabalham pautados pela legalidade dos processos e devemos garantir que tenham tranquilidade para exercer suas funções dentro da lei.

Expressão Notícias – O site RDNews de Cuiabá, noticiou que a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) não terá “problemas” com a Câmara, porque conta com apoio da maioria dos vereadores. Dando a entender que, ela irá controlar as ações na Câmara. Como o senhor recebe essa notícia?

Presidente Domingos – A Câmara é um órgão independente, e nós vereadores temos total liberdade para agirmos de acordo com nossas convicções, sempre pensando no bem do povo cacerense. Reitero que é importante haver harmonia entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, por isso teremos um diálogo transparente com a Prefeita.

Expressão Notícias – O ex-presidente vereador Rubens Macedo, priorizou a devolução de recursos à prefeitura, em detrimento a melhorias na Câmara, tanto na questão da estrutura física quanto na qualidade profissional dos servidores. O senhor também terá essa linha de atuação?

Presidente Domingos – Não é preciso abrir mão de um para garantir o outro. Podemos dar as condições ideais de trabalho aos servidores e vereadores ao mesmo tempo em que somos capazes de gerir a Câmara de forma austera, aplicando o recurso público com consciência e priorizando as áreas mais necessitadas de nossa sociedade.

Expressão Notícias – Quais serão as prioridades da nova Mesa Diretora da Câmara?

Presidente Domingos – Buscaremos retomar as Sessões Itinerantes assim que possível, para levar os trabalhos do Legislativo aos bairros, e dar voz à população através de audiências públicas. Todos nós vereadores e servidores trabalhamos para a cidade, e cada morador daqui deve ter a oportunidade de ser ouvido. Queremos que a Câmara seja não só uma casa de leis, mas também a casa da cidadania.

Carregando comentarios...

Artigos

O ano que não terminou

06/01/2021 - 13:08
Artigos

Recuperar o tempo perdido

06/01/2021 - 12:26
Artigos

Mortes evitáveis de gestantes

06/01/2021 - 12:21
Cidades

Médica prevê nova

05/01/2021 - 10:38