Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres ganha livro presente
Por Viviene Loze
17/12/2020 - 15:15

Foto: reprodução

A obra de Cáceres proporcionará ao leitor a oportunidade de observar a expressão pelo olhar da fotografia instigando a arte, buscando mostrar uma simetria de contrastes e nuances que se refletem no rio Paraguai, rio esse que margeia a cidade, apelidada carinhosamente de Princesinha do Paraguai. A fotografia constitui uma forma de expressão de um olhar privilegiado: o do fotógrafo/artista que registrará, ali, os recortes daquilo que viu, dentro do escopo preestabelecido, ou seja, o que viu de realizações, de imagens mais significativas na sua história contada.
Registrado pelas lentes do sagaz e inquieto cacerense Rai Reis, o leitor apreciará sua arte no livro intitulado “Cáceres – Passado e presente de uma geografia poética com textos da professora Dra. Olga Maria Castrillon Medes, educadora da Unemat em Cáceres, que de forma poética escreve sobre a cidade, sua arquitetura, casarões, pessoas, fazendas antigas, rio Paraguai e sem deixar as manifestações culturais e religiosas de fora. O livro tem um papel fundamental que é o de contribuir para valorizar e difundir a cidade que teve seu Centro Histórico tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2012, reconhecendo-se assim a importância e relevância do conjunto arquitetônico existente na cidade, como também o conjunto paisagístico da baía do Malheiros, rio Paraguai e Pantanal.

Nesse contexto, Rai Reis resolveu mostrar todo o seu amor e olhar singular por essa cidade que o viu nascer e crescer, e nada mais singelo que uma homenagem por meio de uma publicação de arte com relevante valor artístico próxima ao rio Paraguai que possui uma relação de cumplicidade com Cáceres, seus personagens, seus hábitos e beleza natural.

Por meio de emenda parlamentar do ex-deputado estadual Leonardo Ribeiro Albuquerque, hoje deputado federal, o livro teve uma tiragem de 2.000 (dois mil) exemplares impressos com o apoio da Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal de Cáceres.

No lançamento, 19 de dezembro às 19h no Centro Maria Sophia – SICMATUR na Praça de Eventos, serão distribuídos gratuitamente 1.000 mil exemplares com a finalidade de proporcionar o acesso às comunidades em geral para conhecer esse rico patrimônio cultural, antropológico, econômico e social da cidade de Cáceres, ampliando a política de acesso e democratização ao livro e a leitura.

A realização e editoração ficaram por conta das instituições Ação Cultural e Editora Carlini & Caniato. A curadoria fotográfica e descrições das legendas são de Viviene Lozi e o projeto editorial de Ramon Carlini.

Serviço:
Local: Centro Maria Sophia – SICMTUR
Praça de Eventos – Bairro Centro
Quando?: dia 19/12 ( sábado)
Horário?: 19h
Informações: (65) 98409-9629
Entrada e distribuição de livros gratuita

Carregando comentarios...