Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
DNIT lança edital para dragagem e sinalização entre Cáceres e Corumbá
Por Enfoque Business
18/11/2020 - 12:39

Foto: reprodução
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou o processo licitatório para contratação da empresa responsável pela realização da dragagem, desobstrução e sinalização no rio Paraguai. Os serviços – confirmados pelo site oficial da autarquia e pelo Ministério da Economia (Pregão Eletrônico Nº 00377/2020) – acontecerão entre as cidades de Cáceres/MT e Corumbá/MS e visam garantir que os usuários possam utilizar o rio Paraguai para navegação comercial, turística e de lazer.

A hidrovia do rio Paraguai é uma rota importante para o escoamento de grãos (soja, milho) e minérios (ferro e manganês), com destino à Argentina e Uruguai, de onde seguem para os mercados europeu e asiático.
 

Hidrovia do rio Paraguai é rota importante para o escoamento de grãos (soja, milho) e minérios (ferro e manganês), para os mercados europeu e asiático.
 
O DNIT atua para que a hidrovia do rio Paraguai tenha as condições necessárias para se obter a mais ampla liberdade de trânsito fluvial de transporte de pessoas, de bens, e a livre navegação ao longo do trecho. A empresa contratada realizará a manutenção das condições e dispositivos já existentes na hidrovia.
 
A execução da dragagem no rio Paraguai busca assegurar a fluidez e segurança da navegação. As atividades de pesca e recreação também são intensas nessa região, e tem influência direta e determinante em aspectos econômicos e sociais da região pantaneira.

Trabalhos

O rio Paraguai banha o Brasil, Bolívia, Paraguai e a Argentina. Nasce no município de Alto Paraguai, em Mato Grosso, e banha também o estado do Mato Grosso do Sul, sendo afluente do rio Paraná.

A hidrovia do rio Paraguai é conhecida pela grande quantidade de vegetação flutuante transportada pelas suas águas. Estes “balseiros” apresentam-se sob forma de tufos isolados ou aglomerados.

A vegetação flutuante causa obstrução da via navegável, além de interrupção do tráfego e necessidade de paradas sucessivas para limpeza do sistema propulsor.

A dragagem, desobstrução, manutenção e adequação da sinalização náutica pretende garantir o nível de serviço e segurança adequados às atuais demandas de transporte do rio Paraguai. Os trabalhos proporcionarão melhores condições de navegabilidade e segurança para a região.

Edital

O Pregão Eletrônico Nº 00377/2020 tem como objeto a contratação de empresa para execução de serviços de manutenção/recuperação de ativos na Hidrovia HN950 (Rio Paraguai), sob a coordenação da Superintendência Regional DNIT/MS.
Os serviços, especificamente de engenharia, consistem na manutenção/recuperação de ativos na hidrovia no trecho Corumbá/MS – Cáceres/MT (Tramos Sul e Norte) e subtrecho entre a Ponte Ferroviária Eurico Gaspar Dutra (Corumbá/MS) e a Ponte Rodoviária Marechal Rondon (Cáceres/MT).
Carregando comentarios...

Política

Eleições: MT registra 127 ocorrências

15/11/2020 - 17:22