Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pesquisa demonstra que fragmentação de florestas causa alterações morfológicas em pequenos mamíferos
Por Lygia Lima | Assessoria Unemat
05/11/2020 - 20:01

Foto: reprodução

A redução e a fragmentação das áreas de florestas têm causado impactos na aparência (fenótipo) e morfologia de pequenos mamíferos na Amazônia mato-grossense. Essa é a conclusão principal da  tese de doutorado  do egresso da Unemat, Welvis Felipe Fernandes Castilheiro, que foi apresentada e aprovada neste mês na Universidade de Lisboa, em Portugal, intitulada: “Impactos da fragmentação de florestas  em pequenos mamíferos no sul da Amazônia”.

O recém doutor, explica que o seu trabalho de doutoramento, teve inicio ainda na graduação na Unemat, mas durante os seis anos de  pesquisas para o doutorado na Universidade de Lisboa ele utilizou o modelo de morfometria geométrica, o que segundo ele é uma metodologia pouco habitual no Brasil, e que permite basicamente poder avaliar as diferenças morfológicas das espécies. 

“Bom, o estudo tem uma ligação com a minha monografia defendida na Unemat, a mesma tinha por objetivo avaliar os impactos da fragmentação na dieta de pequenos mamíferos na Amazônia, tivemos resultados surpreendentes e com base em toda uma literatura já descrita previamente pelo professor doutor Manoel dos Santos-Filho, da Unemat, que inclusive foi meu orientador de monografia e mestrado. Agora tentamos desenvolver uma tese de doutoramento que tivesse objetivos semelhantes, mas verificando outra perspectiva”.

De acordo com o pesquisador a Unemat foi significativa para a sua transformação de vida. “A Unemat foi meu berço para a pesquisa e educação, sou graduado em Biologia pela Universidade do Estado de Mato Grosso, onde tive excelentes professores, depois fiz o mestrado em Ciências Ambientais na instituição, e também tive o prazer de lecionar na instituição em alguns cursos superiores. Tenho um profundo agradecimento pela Unemat, por ter feito uma grande mudança na minha educação e, consequentemente, na minha vida. Espero agora depois de ter obtido experiência por tantos anos no exterior, retornar a Unemat e ao meu país”, afirma.

Carregando comentarios...