Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Projeto Bichos do Pantanal lança série de cursos de capacitação em Ecoturismo Comunitário
Por assessoria
21/10/2020 - 14:29

Foto: reprodução
O ecoturismo tem sido apontado como uma das atividades que mais crescem no setor turístico em todo o mundo. No Brasil, país rico em recursos naturais, o turismo de natureza é uma vocação com forte potencial de geração de emprego e renda e - se implementado de maneira inteligente e sustentável, com apoio técnico - contribui para a preservação do meio ambiente.
 
Com foco no desenvolvimento do potencial desse modelo de negócio, do qual o Alto Pantanal desfruta com abundância, o Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar com o patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, organiza uma série de cinco dias de curso gratuito, com tópicos relevantes, destinado a empreendedores (guias turísticos, proprietárias ou gerentes de pousadas) e toda pessoa interessada a se lançar na atividade ou aprofundar conhecimento no ramo.
 
Inscrições gratuitas

Já estão abertas as inscrições através do link http://bit.ly/3kg7LQd (plataforma Sympla). As aulas online ocorrem a partir do próximo 27 de outubro até 4 de novembro, das 10h (9h do MT) às 11h30 e serão ministradas por Douglas Trent - ecólogo americano e diretor de pesquisas Projeto - ao lado de profissionais da área de marketing digital.

O curso com certificado e intitulado Ecoturismo Comunitário é um amálgama de interesses que emergem de preocupações de ordem ambiental, econômica e social.
 
O conteúdo aborda várias vertentes do mercado, traz respostas a muitas questões, relacionadas ao plano de trabalho e orientações sobre interpretação ambiental. O indispensável mundo do marketing digital e do seu gerenciamento vem brindar o curso com a capacitação de pessoas, ponto essencial para viabilidade e êxito do negócio.
 
E exemplos não faltam para contar histórias de sucesso oriundas de treinamentos como esse, proporcionados por Douglas Trent desde que chegou ao Brasil há 40 anos. Por meio de sua operadora de turismo Focus Tours e ONG Focus Conservation Fund, o norte-americano transformou família de Lerinho Falcão, pantaneiros caçadores de onça, em empreendedores de referência na região da Transpantaneira, a Reserva Ecológica do Jaguar, hoje herdada e administrada por seu filho, Eduardo Falcão. Graças às atividades de ecoturismo e à capacitação de Trent, a família Falcão desfruta do próprio negócio e de uma próspera renda mensal em torno de R﹩ 1 milhão.
 
Hoje o projeto de Douglas Trent - pioneiro no Brasil no ramo do turismo de observação - sustenta mais de 50 famílias na região atuando com ecoturismo, atividade que transformou em realidade o sonho do empreendedorismo de sucesso.
 
"O produto do Pantanal não é o hotel, não é o guia que fala inglês, não é o barco de passeio. É a biodiversidade, e sem ela não há turismo", comenta Trent. Isso porque o Brasil, como um todo, abriga a maior biodiversidade do planeta, mas para transformar essa riqueza em valor econômico para o país aliada à preservação ambiental, o ecoturismo é uma opção sustentável com forte potencial de desenvolvimento, e geração de emprego e renda a longo prazo para empreendedores e profissionais do ramo.
 
É tempo de prosperar

Em outras palavras, a oportunidade desse mercado já é uma realidade para a economia brasileira. Segundo o Fórum Econômico Mundial (FEM), o Brasil é o país mais competitivo do mundo na oferta de recursos naturais para a indústria de viagens. Mas, para prosperar neste ramo, é preciso ter conhecimentos técnicos e visão estratégica para formatar, desse modo, as particularidades do setor. Essa é a proposta do curso Ecoturismo Comunitário: Como planejar, desenvolver e comercializar o ecoturismo promovendo o desenvolvimento de comunidades.Em outras palavras, a oportunidade desse mercado já é uma realidade para a economia brasileira. Segundo o Fórum Econômico Mundial (FEM), o Brasil é o país mais competitivo do mundo na oferta de recursos naturais para a indústria de viagens. Mas, para prosperar neste ramo, é preciso ter conhecimentos técnicos e visão estratégica para formatar, desse modo, as particularidades do setor. Essa é a proposta do curso Ecoturismo Comunitário: Como planejar, desenvolver e comercializar o ecoturismo promovendo o desenvolvimento de comunidades.
 
Lançamento do livro Ecoturismo Comunitário

Após o impacto dos incêndios sobre o setor ecoturístico no Pantanal, já abalado pelas medidas de isolamento social ligadas à pandemia da Covid-19, como um refrigério será lançada de forma inédita para os participantes, a obra Ecoturismo Comunitário, assinada por Douglas Trent. As 100 primeiras pessoas inscritas no curso serão contempladas com um exemplar deste livro. A obra, concisa, direta e repleta de informações fascinantes sobre como fazer ecoturismo de maneira adequada, é fruto do trabalho do Projeto Bichos do Pantanal, em virtude do desenvolvimento sustentável do ecoturismo, da preservação de diversas formas da natureza e do papel fundamental da educação ambiental para assegurá-la.
 
Sobre o Projeto Bichos do Pantanal

Projeto Bichos do Pantanal - realizado pelo Instituto Sustentar com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Socioambiental da Petrobras, atua na região do Alto Pantanal (Cáceres e Porto Estrela, MT). O foco é nas áreas de Educação Ambiental, pesquisas que ampliam o conhecimento científico visando a preservação de espécies da fauna pantaneira e a promoção da sustentabilidade local por meio do Turismo Sustentável. Saiba mais em: http://www.bichosdopantanal.org

 
Sobre Instituto Sustentar

Com sede em Belo Horizonte e atuação nacional e internacional, a entidade é dedicada à implementação e execução de projetos que buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental, junto à iniciativa privada, entidades da sociedade civil e setor governamental. O objetivo é promover pesquisas técnico-científicas e boas práticas institucionais e empresariais que permitam o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.
Saiba mais em: http://institutosustentar.net/
 
Siga-nos nas redes sociais:http://www.facebook.com/bichosdopantanal/ Instagram: Bichos do Pantanal http://www.instagram.com/bichosdopantanal/ Youtube: Bichos do Pantanal - http://www.youtube.com/user/bichosdopantanal Twitter: Bichos do Pantanal http://twitter.com/BichosPantanal
Carregando comentarios...