Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Encontro de Fanfarras e Festival de Artes movimentam IFMT Cáceres nesta sexta,8
Por Edna Pedro/assessoria
07/11/2019 - 12:34

Foto: assessoria

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo reúne nesta sexta feira (08.11) amantes de várias expressões da arte no IV Encontro de Fanfarras da Região Oeste de Mato Grosso e no Festival de Artes do IFMT Cáceres. A programação gratuita aberta às comunidades interna e externa têm início a partir das 7h30 no Ginásio Poliesportivo do IFMT com o Encontro de Fanfarras e segue no período da tarde com o Festival de Arte do campus com apresentações de espetáculos de dança, música e teatro.

O Encontro de Fanfarras é realizado em parceria entre o IFMT Cáceres e escolas estaduais e municipais das redes pública e privada de seis municípios da região. Com mais 350 componentes, o público acompanhará ritmos das cadências e coreografias das fanfarras do IFMT Campus Cáceres; Escola Estadual Francisco Vila Nova do município de Salto de Céu; Escola Estadual 13 de Maio de Porto Esperidião; Escola Estadual Demétrio Pereira de Reserva do Cabaçal; Escola Municipal Arlindo Antônio Nogueira de Pontes e Lacerda; Escola Estadual Irene Ortega de Mirassol D’ Oeste; e das escolas cacerenses, Escola Estadual Criança Cidadã, Colégio Adventista de Cáceres e a Escola Estadual Professor Demétrio Costa Pereira.

A abertura será realizada com apresentação da Banda de Música do 2º Batalhão de Fronteira de Cáceres – 2º Befron.

Com a coordenação regional da professora Joana da Silva Santos da Escola Estadual Criança Cidadã de Cáceres e coordenação local do IFMT dos professores Juberto Babilônia Sousa e Célio Jonas Monteiro, o encontro marcado pelo caráter itinerante, tem entre os objetivos, a promoção da arte, intercâmbio cultural e a integração entre escolas e estudantes.

 

Festival de Artes do IFMT Cáceres

No período da tarde da sexta-feira (08.11), a partir das 13h30, O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo realiza Festival de Artes aberto à comunidade com a apresentação individuais e de grupos cacerenses inscritas e selecionadas para projeção de espetáculos de teatro, dança e música

Em apresentação especial, o evento será aberto pela Orquestra Unificada IFMT Unemat, regida pelo professor de artes do IFMT, doutorando em Ciências e Tecnologia das Artes, Célio Jonas Monteiro. O professor é também coordenador do projeto de extensão responsável pela realização do Festival de Artes do campus.

A Banda cacerense Macacos do Brejo composta por Luana Eras (composição, cordas e voz), Kelner Roberto (guitarra), Luís Guilherme (bateria e percussão) e Abner (composição, cordas e voz) dá início a programação dos espetáculos selecionados, com música autoral.

Às 15 horas, entra em cena o Teatro Infantil da Escola Municipal do bairro Vila Real. Com a participação de 25 crianças estudantes, a escola apresenta o repertório musical “Caixa de brinquedos coisas de crianças”.

Em seguida, o palco do Festival é voltado para a apresentação individual do pedagogo e arte-educador Elânio Domingues da Rocha que trará o ritmo da dança hip hop nas modalidades popping, breaking e locking.

Como espaço para músicas autorais o festival apresentará também a vertente cantor e compositor do acadêmico e estagiário do IFMT Cáceres, Marcos Antonio Ferri. Em apresentação solo Voz e Violão, Ferri interpretará a canção de sua autoria intitulada “Princesinha do Rio Paraguai”, como homenagem à Cáceres e a rica biodiversidade do município.

Ás 15h50, o ritmo do festival será tomado pela alegria do Samba na apresentação da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Sábio. Organizado pelas professoras Cristiane Santana de Arruda e Mônica de Almeida Ribas o grupo de dança formado por 19 alunas e alunos do Pré II, com idade de 06 anos apresentará um espetáculo lúdico que reúne figurino, adereços, coreografia, cenário e música. A apresentação contará com a criatividade e alegria das crianças em coreografias de samba de gafieira e música com sons mais específicos de baterias de escolas de samba.

 

O fechamento das apresentações contará com a dança da modalidade jazz funk do Grupo Five Lights com a performance da integrante Jéssica Rodrigues. O grupo foi criado em 2018 e tem como objetivo dar voz ao público jovem LGBTQI+ por meio de ritmos e movimentos.

 
Carregando comentarios...

Educação

Simpósio Jurídico da Fapan começa hoje

06/11/2019 - 12:15
Educação

Fapan oferece Aulão Pré-ENEM

01/11/2019 - 09:52
Educação

Multivix EAD chega à Cáceres

01/11/2019 - 07:46