Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Em São Paulo, W-Kan disputa Mundial de Jiu Jitsu com 8 atletas
Por Wilson Kishi
24/07/2019 - 07:50

Foto: Wilson Kishi

Seguem nesta quarta-feira (24) para a cidade de São Paulo, 8 atletas da W-Kan que irão competir no Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Esportivo.

 
 

No final deste mês acontece o Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Esportivo, em São Paulo, com participação de centenas de atletas do Brasil e do mundo. Mato Grosso será representado por 28 atletas das academias de Cuiabá, Cáceres, Várzea Grande, Rondonópolis, Sorriso, entre outras. O evento será no Ginásio Mauro Pinheiro (Ibirapuera), do dia 25 a 28 de julho, e tem como organizador a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo (CBJJE).

   Dentre os 28 lutadores do estado, oito são de Cáceres, da academia W-Kan, dos senseis Valdo Silva, Cleonice Martins Munhoz e Valdo Junior. Eles estarão competindo nas modalidades infantil até a categoria master. São eles: Valdo Silva (43), Cezar Eduardo (40), Nivaldo Martins (11), Tais Furrer (14), Miguel da Silva (11), Carlos Alberto(13), Maria Eduarda (14) e João Gabriel (10).

   Os oito atletas cacerenses que irão lutar no Mundial de jiu Jitusu contaram com apoio de vários amigos que contribuíram nas campanhas realizadas ao longo de um ano, com objetivo de angariar recursos financeiros para custear as despesas com passagens e hospedagens. O grupo embarca na madrugada desta quarta-feira (24) do aeroporto Mal. Rondon direto para São Paulo.

   A última participação da equipe W-Kan Jiu Jitsu de Cáceres em um campeonato Mundial foi no ano de 2017 quando conquistaram a medalha de ouro com o atleta Nivaldo Martins, sendo campeão na sua categoria. Outros destaques foram Maria Eduarda, Tais Furrer e Valdo Silva, todos ficaram com o vice-campeonato das respectivas faixas etária, e o atleta Carlos Alberto, que ficou em terceiro lugar.

   No ano anterior, em 2016, o Rotary Club de Cáceres e algumas outras empresas contribuíram para que a cidade estivesse presente no campeonato mundial de Jiu Jitsu. Naquela oportunidade os atletas também trouxeram medalhas.  

   As conquistas de 2016 e 2017 não foram suficientes para despertar interesse em outras empresas e/ou poderes públicos para contribuírem com alto rendimento para com o esporte. Por isso, Cáceres não participou de nenhuma competição a nível nacional durante o ano de 2018.

   Segundo a sensei Cleonice, já que em 2018 não foi possível por falta de recursos, eles definiram um objetivo que era a participação em 2019 sem a necessidade de receber apoio externo. O caminho foi organizar ao longo do ano, campanhas, bingos e rifas. E assim foi feito até atingir o montante suficiente para o custeio dos atletas em São Paulo.

   A academia W-Kan existe há mais de 21 anos proporcionando aulas de Karatê com a professora Cleonice Martins Munhoz. E desde 2012 foi iniciada uma nova modalidade, o Jiu Jitsu, com os senseis Valdo Silva e Valdo Junior. As aulas acontecem na sede da academia, localizada na Rua Padre Cassemiro, 200, bairro Marajoara.

Detalhes do evento:

CAMPEONATO MUNDIAL DE JIU JITSU ESPORTIVO
Dias: 25 a 28 de julho de 2019
Local: Ginásio Mauro Pinheiro – IBIRAPUERA
Cidade: São Paulo-SP
Mais informações: http://cbjje.com.br/mundial-de-jiu-jitsu-esportivo-2019/

Carregando comentarios...

Cidades

Ciopaer MT terá UTI`s aéreas

22/07/2019 - 08:52
Artigos

As prisões e as penas alternativas

17/07/2019 - 12:12