Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Dia 26 é dia Nacional de combate a hipertensão, da campanha ‘Eu sou 12 por 8’
Por Roberta de Cássia
24/04/2019 - 17:13

Foto: divulgação

Em todo o Brasil acontece neste dia 26 de abril a campanha nacional “Eu sou 12 por 8” que combate a hipertensão, doença causadora de milhares de mortes no país, a maioria delas  por descuido e desinformação.

 

Segundo o cardiologista e presidente da SBCMT Roberto Cândia, a hipertensão é uma doença crônica que causa a morte de 9,4 milhões de pessoas por ano em todo mundo, além de também estar relacionada com 45% dos ataques de coração e 51% dos acidentes vasculares cerebrais . A campanha “Eu Sou 12 por 8” foi desenvolvida pelo Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia para ajudar os brasileiros a viverem mais e com muito mais saúde.

 

O cardiologista explica que pessoas que têm familiares hipertensos, que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a hipertensão. E grande parte da população nem sabe que são hipertensos, por não terem o hábito de aferir a pressão e nem ir ao médico.

 

O nome da campanha “Eu sou 12 por 8” é o nível da pressão considerado dentro dos padrões desejáveis de pressão arterial.  Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10 por 6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

Carregando comentarios...

Artigos

Pai de todos, fura bolo, mata piolho

23/04/2019 - 13:40