Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Check up detecta doenças antes dos primeiros sintomas e salva vidas, alertam médicos
Por Sandra Carvalho
23/04/2019 - 10:58

Foto: assessoria

 

 

 

Muito mais que avaliações médicas e realização de exames, a função check up é detectar doenças em uma fase inicial, quando ainda não dão sintomas, e possíveis fatores de risco que podem comprometer a saúde de homens e mulheres e sua qualidade de vida futura. O alerta é do cardiologista Max Lima.

O check up, detalha o especialista, um dos profissionais da equipe de check up da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, em Várzea Grande, é um procedimento que permite a avaliação do estado de saúde de uma pessoa, identificando doenças silenciosas e sua tendência em desenvolvê-las.

“Para isso, são feitos exames laboratoriais, como os de sangue e urina, além de exames radiológicos e testes funcionais. O paciente ainda passa por consultas com especialistas de cada área médica, para avaliar seu estilo de vida, histórico familiar e os resultados destes exames”.

Segundo o cardiologista, o check up  ajuda a prevenir doenças por meio da informação e da realização de ações de prevenção. Essas ações incluem a vacinação, o estabelecimento de uma dieta equilibrada, orientações para parar de fumar e dar ferramentas para a criação de uma rotina de atividade física.

“O paciente ainda é conscientizado sobre a necessidade de realizar determinados exames que realmente podem propiciar o diagnóstico precoce de doenças com curso assintomático (como câncer), podendo levar a maiores índices de cura”.

Além disso, a equipe médica sugere que essas avaliações de saúde sejam seriadas, com periodicidade anual, com indicações de exames precisas e baseadas em consensos internacionais. 

“Durante o check up é possível diagnosticar doenças já instaladas, porém ainda não manifestadas, como colesterol alto, diabetes e hipertensão, cujo tratamento terá impacto positivo na saúde e na qualidade de vida do indivíduo”, acrescenta.

E foi o check up que salvou a vida de José Vengrus, 58 anos, diretor de mecanização do Grupo Bom Futuro. “Estava tudo bem comigo e aí um dia deu um estalo e resolvi fazer uma bateria de exames”, conta José Vengrus. Na Vida, foi acolhido pela equipe de profissionais do check up. Ao passar por um exame cardíaco, a surpresa. José Vengrus foi diagnosticado com uma obstrução em uma das artérias do coração.

Era janeiro de 2019. “Descobri na quarta e na segunda-feira já passei pela intervenção. Eu poderia ter sofrido um infarto e não estaria hoje aqui vivo. Foi um susto, mas ainda bem que foi um susto positivo”.

José Vengrus conta que depois dessa experiência a empresa onde trabalha estendeu o check up a outros colaboradores do nível de gerência. “E eu pretendo continuar fazendo essa avaliação periodicamente até os 100 anos”, brinca o diretor de mecanização da Bom Futuro.

Médico da família

O médico da família Germano Alves explica que, no caso da clínica Vida, o paciente que opta pelo check up é atendido por médicos de diferentes especialidades, incluindo clínico, cardiologista, oftalmologista, ginecologista ou urologista, psicólogo, e qualquer especialidade que venha a necessitar, além de fazer todos os exames indicados para sua idade e sexo ou queixa que possa ter no momento da consulta, tudo no mesmo dia e no mesmo lugar.

“O paciente passa por um médico da família, que consegue identificar as queixas do paciente que podem levar a diversos exames. A partir daí, o paciente passa por outros especialistas e então vai fazendo os exames necessários. Depois disso o médico da família reúne todos os pareceres dos médicos e faz um relatório final para esse paciente, que é tratado de um modo único”.

Além de medicações e intervenções, caso necessário os médicos orientam o paciente sobre o que ele pode fazer para mudar e melhorar seu estilo de vida.

“Com isso a gente consegue fazer a medicina preventiva, melhorando e prevenindo alguma complicação que o paciente possa ter mesmo sem apresentar sintomas. Aqui cada paciente é visto de uma forma única, cada paciente é especial pra gente”, pontua o Dr. Germano Alves.

Em 15 dias, o paciente retorna para reavaliação médica. Este retorno pode ser presencial, por videoconferência, Skype, telefone, ou ainda, os exames podem ser encaminhados para o endereço do paciente, que escolhe a forma do retorno. 

“Nossa preocupação com sua saúde e bem-estar se reflete em cada detalhe do check up”, completa o cardiologista Max Lima.

Agendamentos

Os agendamentos na clínica podem ser feitos pelo telefone (65) 3029-9700 ou pelo site www.vidavg.com.br onde os usuários também podem acessar todos os serviços disponíveis. A sede fica na Rua Mamede Untar, nº 127, em Várzea Grande/MT. 

A clínica Vida Diagnóstico e Saúde é a primeira instituição de medicina diagnóstica do país a receber a certificação do Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A Vida Imagem, setor de radiologia da clínica, também conquistou em 2019 o certificado Diamante da Unimed Cuiabá.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

CAPS adulto atendendo no antigo Hospital Bom Samaritano

22/04/2019 - 17:05
Artigos

Aprendendo a amar

18/04/2019 - 14:20
Artigos

Sorte

18/04/2019 - 14:17
Artigos

Gaslighting: detectando um manipulador

18/04/2019 - 14:13
Artigos

Mudança da Lei Maria da Penha

18/04/2019 - 13:42