Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres recebe hoje,23, unidade do Senai reformada e ampliada
Por assessoria
23/03/2018 - 08:48

Foto: divulgação

Estrutura contará com seis laboratórios e capacidade para 1398 estudantes por dia

 

O município de Cáceres conhecerá hoje,23, o novo prédio da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) que passou por uma obra de modernização e ampliação da estrutura. Serão seis laboratórios, sete salas de aula, biblioteca, sala multiuso e panificação, além do primeiro ambiente exclusivo para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi MT).

Com a ampliação, a área da unidade passou de 1,3 mil para 2,4 mil m². O local ganhou três novos laboratórios - mecânica de manutenção industrial, eletricidade e comandos elétricos/automação. A estrutura está preparada para atender mais de 500 indústrias de Cáceres e outros 20 municípios da região.

A nova estrutura permitirá um incremento na capacidade de atendimento aos estudantes do município e região, que passará de 1.251 para 1.398 alunos por dia. O total de investimentos é de 5,3 milhões - montante que inclui a obra, mobiliário, máquinas e equipamentos.

Modernização e sustentabilidade

O projeto buscou uma linguagem arquitetônica moderna, que acompanha o padrão das estruturas inauguradas nos últimos dois anos. Entre elas está o uso de cores neutras, a fim de deixar os ambientes mais amplos e iluminados; revestimentos externos até meia altura com barrados de cerâmica, minimizando a manutenção e aumentando a durabilidade nas áreas de grande circulação.

O Senai também reforça os conceitos de sustentabilidade por meio de esquadrias com vidro temperado para utilização de iluminação natural, a fim de reduzir custos com energia elétrica; postes com reaproveitamento da energia solar; forro especial para tratamento acústico do ambiente; telhas termoacústicas melhorando o conforto do ambiente e sistema de refrigeração dos mais modernos: ar condicionado central modelo VRF (Fluxo de Refrigeração Variável) para redução de energia e menos impacto no visual arquitetônico do empreendimento.

De acordo com a diretora do Senai MT, Lélia Brun, a modernização e ampliação da unidade vem potencializar as ações na região, principalmente por meio dos novos laboratórios. “Nosso objetivo é garantir o atendimento a áreas tecnológicas e fomentar o acesso à inovação. Por meio da mão de obra capacitada e da disponibilização de tecnologia, as indústrias do município tendem a se tornar cada vez mais competitivas”.

Para o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, o Senai acredita no potencial de industrialização da região de Cáceres ante a perspectiva de instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e da viabilização do transporte hidroviário pelo rio Paraguai. “Com o acesso facilitado a Argentina, Chile e Paraguai poderemos ampliar a relação comercial com os países vizinhos o que, consequentemente, fortaleceria as indústrias e a economia mato-grossense”.

Municípios atendidos

A unidade de Cáceres atende aos municípios de Araputanga, Cáceres, Comodoro, Conquista D’Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.

 

 

Carregando comentarios...

Cidades

Cáceres: "peixe santo" a R$10 o quilo

21/03/2018 - 11:39
Meio Ambiente

Projeto de Lei regulamenta Pesca Amadora em MT

20/03/2018 - 08:01