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Disk 188: MT passa a contar com ligação gratuita para o CVV
Por Aline Almeida/DC
14/12/2017 - 12:42

Foto: divulgação

Mato Grosso começou a atender gratuitamente por telefone as pessoas que buscam o Centro de Valorização da Vida (CVV). Na última terça-feira foi lançado oficialmente em Cuiabá o número 188. Agora Mato Grosso, juntamente com outros 14 estados do Brasil e o Distrito Federal podem ligar gratuitamente para o Centro de Valorização da Vida, o ‘CVV’. 

O CVV confirma que o 188 é uma linha do Ministério da Saúde, que em um convênio foi cedida para o centro operar. As ligações podem ser feitas de celulares e telefones fixos sem cobrar nada. Com essa abrangência nos 15 estados e Distrito Federal, 112 milhões de brasileiros terão o serviço a disposição. 

O CVV já atua há 55 anos com trabalho de prevenção ao suicídio. Em Cuiabá em média são 400 ligações por mês, em dezembro o número dobra. Antes dessa mudança, o CVV atendia por outro número, com o custo de uma ligação local na capital. Ou seja, para quem ligava do interior do estado, o custo era de um interurbano. Os números disponíveis eram o 141 e o (65)3321-4111 com custos. 

O 141 também traz uma mudança, as chances de estar ocupado é menor. O atendimento é PABX virtual que é do Brasil todo. Agora as ligações caem em rede e o posto que estiver livre atende. Em Cuiabá, por exemplo, eram duas linhas e se uma terceira pessoa ligasse estaria ocupado. 

O CVV Cuiabá possui, hoje, 52 voluntários, que trabalham em regime de plantão, sempre quatro horas por semana, em horário fixo. Semestralmente, a instituição promove um curso – que dura doze semanas – para formação de novos voluntários. A única restrição aos que quiserem ajudar é a idade mínima de 18 anos, por questões jurídicas. O Posto do CVV em Cuiabá presta atendimento há 25 anos. As ligações podem ser feitas 24 horas por dia. Para aqueles que optarem por atendimento pessoal Rua Comandante Costa, 296, Centro, Cuiabá-MT, todos os dias das 8h às 16h. 

O Centro de Valorização da Vida presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção de suicídio. O atendimento está disponível a todas as pessoas que precisam conversar sob sigilo total e anonimato. 

O CVV foi criado em março de 1962 por um grupo de pessoas preocupadas com o elevado número de suicídios. Na ocasião, o centro ocupava uma casa na capital paulista e oferecia atendimento pessoal, por telefone e carta. 

Hoje o CVV conta com 70 postos de atendimento em 18 estados e no Distrito Federal. O atendimento está disponível durante todo o ano, 24 horas por dia. Ao todo o centro recebe um milhão de ligações por ano. 
 

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