Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pilates: terapia para equilibrar o corpo, mente e curar a depressão
Por Rayane Alves
25/06/2017 - 08:00

Foto: Edson Rodrigues

Por causa dos afazeres do dia a dia, diversas áreas da vida, como alimentação e o estado de espírito das pessoas, acabam ficando prejudicadas. E o número de pessoas com ansiedade, depressão e saúde física debilitada só tem aumentado nos últimos anos.

Para sair desse transtorno, muitas pessoas procuram atividades físicas. É alternativa para equilibrar o corpo e a mente. Um dos métodos encontrados para aumentar a resistência física e melhorar a saúde mental, a flexibilidade, além de corrigir problemas posturais e aumentar a concentração, é o pilates.

 

De acordo com a fisioterapeuta e instrutora de pilates Rubia Caroline, os movimentos da terapia ainda tonificam a musculatura, melhoram a coordenação motora, e aliviam dores musculares. Sem contar que a atividade ainda gera equilíbrio entre corpo, mente, espírito, previne doenças, ajuda no combate à depressão e ajuda na reabilitação. Outro benefício é o controle da ansiedade.

 

Ao HiperNotícias, Rubia explicou que a fase de ‘modinha’ do pilates já passou. E, agora muitos pacientes procuram o procedimento nas clínicas especializadas por perceber a melhora física e qualidade de vida na prática. O pilates é uma atividade que associa um movimento a respiração em parceria com outros princípios básicos da terapia como fluidez, alongamento e o fortalecimento usando apenas o peso corporal.

 

 

Edson Rodrigues/HiperNotícias

PilatesPilates associa a respiração junto com outros movimentos que trabalham o corpo todo

“É todo um conjunto. O paciente deve estar concentrado para realizar os movimentos. São três vezes na semana, sendo uma hora cada aula. E nesse período a gente consegue trabalhar todo o corpo. Todas as pessoas podem fazer. De qualquer idade, gestantes, idosos e pacientes com patologias, mas é claro dentro da recomendação médica”, afirmou.

 

Edson Rodrigues/HiperNotícias

PilatesPilates tem semelhanças com a yoga

Conforme a instrutora, as aulas são diversificadas. Nunca uma aula será igual à outra.

 

“Tem alguns exercícios que a gente sempre vai estar fazendo. No entanto, a técnica trabalha com variações e evoluções. Se em uma aula trabalha peso no outro focamos o braço junto com abdômen depois perna e sempre aumenta o grau de dificuldade”, detalhou.

 

Meditação

O pilates é relacionado com a yoga. Porém, a yoga está entre as atividades físicas mais antigas. Ela foi criada há pelo menos cinco mil anos. Rúbia contou que Joseph Hubertus Pilates se baseou muito na ioga para inventar a nova terapia.

 

A principal semelhança entre as atividades físicas é que ambas trabalham a meditação. Já nas diferenças, a yoga é uma escolha de vida e prática e o pilates é a concentração objetiva que o paciente precisa para realizar o movimento e não simplesmente o relaxamento momentâneo. Mas, sim levar para a vida.

 

“Os dois trabalham alongamento, concentração e respiração. No entanto, o pilates é bem mais objetivo para o fortalecimento muscular. Tem aparelhos específicos que a yoga não tem, por exemplo,”.

 

Custo

O valor da mensalidade para quem desejar praticar a atividade física para oito aulas por mês é de R$ 300.

 

Carregando comentarios...

Polícia

PRF recupera três veículos em 24 horas

22/06/2017 - 14:33