Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Para projetos esportivos em Cáceres, governo vai contratar professores de Educação Física
Por Marcio Camilo - Seduc-MT
27/04/2017 - 12:01

Foto: Marcio Camilo

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira, concedeu, nesta quarta-feira (26), entrevista ao programa Jogo Aberto, da TV Vitória Régia da cidade de Cáceres – emissora filiada ao Grupo Bandeirante de Comunicação. Na oportunidade o gestor falou sobre a realização dos Jogos Escolares na cidade, que mobilizam cerca de 600 jovens dos municípios da região Oeste de Mato Grosso. Na entrevista ele também destacou os projetos Arena da Educação, Esporte na Escola e Amadorzão de Seleções.
 
O gestor disse que a abertura dos Jogos Escolares, que ocorreu nesta terça-feira (25), foi um sucesso. Ele destacou que a competição é extremamente importante para formação dos estudantes, com idades de 12 a 17 anos.
 
Oliveira pediu para que a população prestigie os cinco dias de jogos nas modalidades de handebol, futsal, vôlei, basquete e xadrez. "O esporte é competição, mas também é saúde e neste caso, envolvendo jovens, é principalmente formação de cidadania", enfatizou.
 
Além de divulgar os Jogos Escolares, o secretário ressaltou que está previsto para este ano uma série de política de fomento ao esporte em todo estado. As principais ações nesse sentido são os projeto Esporte na Escola, Amadorzão de Seleções e Arena da Educação.
 
Sobre o Arena na Escola, Oliveira explicou que a iniciativa irá prevê a contratação de professores de Educação Física para dar treinamento esportivo no contra turno escolar. A ideia é formar equipes escolares de alto nível, combater a evasão escolar e promover a inclusão social dos estudantes mais pobres.
 
O projeto está previsto para começar no segundo semestre e, inicialmente, irá atender as 80 escolas de Mato Grosso com o pior índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
 
Outra ação de grande relevância será o Campeonato Mato-grossense de Seleções Municipais de Futebol Amador Governador Dante de Oliveira, o popular Amadorzão de Seleções. O secretário detalhou que a competição envolverá 120 dos 141 municípios de Mato Grosso. "Essa campeonato é uma reinvindicação antiga da categoria e servirá para revelar grandes talentos para o futebol de Mato Grosso", afirmou.
 
O Amadorzão será realizado no período de junho a outubro deste ano. Os municípios interessados em participar do evento deverão encaminhar, a partir de 2 de maio, ofício confirmando a intenção, assinado pelo prefeito, com a indicação do responsável pela equipe.

A inscrição deverá ser encaminhada até o dia 31 de maio para o e-mail desportoelazer@seduc2.mt.gov.br. A partir do dia 2, o regulamento e as fichas de inscrição estarão disponíveis no site da Sael (www.esportes.mt.gov.br).
 
Oliveira também destacou o Arena da Educação, que teve inicio no estádio Arena Pantanal em Cuiabá. Conforme ele o objetivo é criar mais cinco polos do projeto no estado para o ano que vem. "Trata-se de uma escola em tempo integral voltada para a formação de grandes atletas. Em um dos turnos os alunos estudam as disciplinas básicas como Português, Matemática e Geografia. Já no outro turno são as disciplinas da grade diversificada. Nesse período os jovens fazem treinamento esportivo de alto nível em modalidades como futsal, natação e basquete. Nossa meta é expandir esse projeto para mais regiões do estado no ano que vem", explicou o gestor.
 
Os editas dos projetos citados pelo secretário podem ser conferidos aqui.

 

Carregando comentarios...

Saúde e Bem Estar

Vacina contra dengue chega ao mercado em 2018

25/04/2017 - 07:46