Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Valor de transação penal é revertido em melhorias na Politec em Pontes e Lacerda
Por Tita Mara Teixeira | Politec-MT
25/02/2017 - 07:03

Foto: Ilustrativa

A doação de parte de valores fruto de transação penal ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE-MT) foi investido na reforma e aquisição de equipamentos para a Gerência Regional da Politec de Pontes e Lacerda (distante 446 quilômetros de Cuiabá).

Com um valor total de R$ 7.500, o gerente de Criminalística, José Roberto Stefanelli Junior aplicou o dinheiro na compra de tintas e no pagamento de mão de obra para a pintura e instalação elétrica do prédio, baterias e lanternas de LED, além da compra e instalação de portão eletrônico, telefones, manutenção de ar condicionados, entre outros itens e serviços.

Nesta terça-feira (21.02), o Diretor Geral da Politec, Reginaldo Rossi do Carmo, e a Diretora de Interiorização, Késia Lopes Mello, acompanhados do promotor de Justiça, Frederico Ribeiro, realizaram uma visita técnica à unidade, onde puderam constatar as melhorias.

“Esta é uma visita de rotina onde pudemos verificar in loco a realidade, as demandas e necessidades nas coordenadorias e gerências regionais. Constatamos que a Politec em Pontes e Lacerda possui bom relacionamento, tanto com o Poder Judiciário, quanto com as Forças de Segurança Pública e isto para nós é muito importante e tem que ser referência. Porém, precisamos de melhorias em outras áreas, como na parte de infraestrutura e de pessoal no posto de identificação, como na falta de um prédio para a instalação do serviço de Medicina Legal, e para isso precisamos buscar parcerias’’, afirmou o Diretor.

O promotor de Justiça Frederico Ribeiro elogiou a qualidade e o compromisso dos servidores da Politec no município, e reforçou a importância integração entre os órgãos de segurança a sociedade e a Justiça Criminal.  “Quando há união entre os órgãos, especialmente com a sociedade, nós conseguimos dar uma resposta efetiva no combate à criminalidade. A Politec é um órgão extremamente parceiro, e quanto melhor os laudos que nós temos, melhor será o trabalho do delegado , do promotor de Justiça e do Juiz’’, destacou.

Resultado da parceira foi a reversão de uma transação penal de extração madeira ilegal para o investimento em infraestrutura das unidades da Politec e do Corpo de Bombeiros do município. A destinação do recurso foi feito por intermédio do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). “Nesse caso em específico, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez a apreensão das madeiras, a perícia foi acionada e realizou a medição da madeira, e foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Com o intermédio do Conselho da Comunidade, ou seja, com a participação da população foi destinado recurso da Justiça Criminal para que eles melhorassem a estrutura e, com pouco recurso a gestão conseguiu fazer o bastante’’, observou.

Outro assunto levantado durante a reunião foi o fato de o município não possuir um Instituto Médico Legal. As pericias em corpos são realizadas ou cemitério, ou são encaminhados para Cáceres. “Há um planejamento da Politec, há uma discussão em andamento. Sabemos que a construção de um IML demanda alguns investimentos e nós estamos discutindo, buscando parcerias. Inclusive quando falo de parceria é no sentido de buscar recursos para poder construir IML aqui. Nós temos o atendimento já da medicina legal, nós temos aqui médicos legistas, também temos atendimento da criminalística e temos atendimento da identificação. Nós precisamos melhorar a estrutura pra poder fazer, por exemplo, todo trabalho de necropsia aqui na região”, afirmou o diretor geral da Politec.

O gerente regional da Politec de Pontes e Lacerda agradeceu o apoio do Ministério Público Estadual em nome dos promotores Frederico César Batista Ribeiro e Regiane Soares de Aguiar, de Vila Bela da Santíssima Trindade, pela parceria, reconhecimento e incentivo à Politec da região.

 

 

Carregando comentarios...

Cidades

Bancos só abrem na quarta feira

25/02/2017 - 06:58
Cidades

PRF anuncia "Operação Carnaval"

22/02/2017 - 11:00