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Professora de Cáceres tem artigo publicado na Coleção PNAIC de Mato Grosso
Por Esdras Crepaldi
24/02/2017 - 10:37

Foto: assessoria

A Professora Técnica da Secretaria Municipal de Educação de Cáceres - SME,  Ana da Guia Magalhães, teve um artigo  publicado na quarta edição da Coleção do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC  de Mato Grosso: memórias de alfabetização.

A professora foi premiada em solenidade no Hotel Fazenda Mato grosso, na capital do estado, Cuiabá, no último dia 22.

Ana da Guia recebeu como prêmios, além da publicação de seu artigo, um certificado de autora e dois livros da quarta coleção, publicado pela editora Tavares & Tavares.

Segundo a educadora, O PNAIC é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e os Sistemas de Ensino do Estado e dos Municípios para assegurar a alfabetização de crianças até os sete anos de idade ao cursarem o terceiro ano do ensino fundamental. 

Já a obra literária, é uma coletânea de autores que integram o PNAIC, onde a Professora Ana da Guia, respondeu pela coordenação do programa  do ano de 2012 a julho de 2016, na SME.

Seu artigo “Mudanças de Paradigmas sobre formação continuada na Rede Municipal de Ensino”,  foi  selecionado entre centenas de obras e publicado numa coletânea de vários profissionais da educação, que militam no Pacto.

Segundo Ana, seu trabalho tem por objetivo relatar os efeitos do Programa  do PNAIC, na Rede Municipal de Ensino de Cáceres. Ela observa que  a inserção do Pacto, que visa a relação teoria/prática, possibilita  aos docentes e gestores das escolas municipais, uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e concepções de alfabetização de forma significativa. “ Através destas experiências, ecoaram vozes, onde pude discorrer o tema desse novo paradigma sobre a formação continuada. Este muito feliz por esse reconhecimento e por ver meu trabalho eternizado neste livro”, revela Ana.

Para Telma Ferraz Leal, da UFMT,  a Coletânea é mais que uma compilação de textos, é um conjunto representativo de vários tipos de  atores que elaboram conhecimentos. “Este programa tem como pressuposto central o trabalho corporativo e o princípio da parceria  e do compartilhamento”, discorre Telma. 

 

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