Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Terrorismo: irmãos já estão presos
Por Joanice de Deus
26/07/2016 - 07:17

Foto: montagem/Midianews

Irmãos de criação, suspeitos de ligação com o Estado Islâmico e de planejarem ataques terroristas, foram presos em MT

 
Considerado o último foragido da “Operação Hashtag”, desencadeada pela Polícia Federal (PF) na semana passada, o mecânico Leonid El Kadre de Melo, de 32 anos, foi preso no último domingo pela Policia Militar em Comodoro (656 km de Cuiabá). Além de El Kadre, outras 11 pessoas foram presas, em oito estados distintos, suspeitas de ligação com o Estado Islâmico e de planejarem ataques terroristas na Olimpíada do Rio de Janeiro. 

Em Mato Grosso, a PF também investiga Valdir Pereira da Rocha. Conhecido como Mahmoud, Valdir se entregou à polícia na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade (562 km de Cuiabá), na sexta-feira passada (22). Os supostos terroristas são irmãos de criação e já responderam juntos por um homicídio ocorrido no estado de Tocantins (TO). 

Em nota, a PF informou que o suspeito seria ouvido e posteriormente encaminhado a um presídio federal. Os horários e locais não foram divulgados, por questões de segurança. Porém, os detidos até então teriam sido transferidos para uma unidade federal de Campo Grande (MS), considerada de segurança máxima e para onde são encaminhados presos de alta periculosidade. 

A Polícia Federal agradece ainda o empenho da Polícia Militar, que desde o início prestou apoio na busca dos envolvidos. O comandante da PM de Comodoro, tenente Samuel Pereira de Almeida, informou que a prisão de Leonid ocorreu após a unidade militar receber informações de que o suposto terrorista, com a característica do detido, estava na cidade. 

“Intensificamos as buscas e, às 19 horas (do domingo), recebemos a informação de que ele estava na rodoviária”, informou Almeida. O suspeito tentou comprar passagens com destino a Pontes e Lacerda, mas não conseguiu devido à falta de documentos pessoais. “Ele estava sem carteira e sem documentos. Mas, forneceu todos os dados pessoais, confirmou o nome e que era adepto do Islamismo”, comentou. 

O tenente Almeida informou ainda que Leonid El Kadre não reagiu à prisão e alegou que estava trabalhando em um sítio, localizado na cidade, o que não foi confirmado. Ele contou também que saiu de Vila Bela e pegou carona com caminhoneiros até ao município. 

Junto com Valdir, Leonid El Kadre já foi condenado a 18 anos de prisão por homicídio e a seis anos por roubo qualificado. Eles cumpriram parte da pena em Araguaína, no Tocantins. 

Nos grupos de Telegram e WhatsApp, o suspeito se identificava como Melo. Os membros do Telegram faziam apologia ao terrorismo e chegaram a comemorar atentados, como o ocorrido em Nice, na França. Eles também começaram a organizar atos terroristas no Brasil, durante as Olímpiadas. 

Além de Mato Grosso, também foram cumpridos mandados em São Paulo, Goiás, Amazonas, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará e Minas Gerais. 

CÉLULA AMADORA – Na semana passada, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, informou que os detidos não chegaram a ter contato com membros do Estado Islâmico e que se trata de uma "célula absolutamente amadora", porque não tinha "nenhum preparo". 

Eles nunca tinham se encontrado pessoalmente e eram monitorados há meses pela polícia. Porém, de acordo com Moraes, o grupo mencionava a intenção de comprar um fuzil AK-47 em uma loja clandestina no Paraguai. 
 
Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,26

26/07/2016 - 07:03
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,25

25/07/2016 - 09:44
Educação

Unemat completa 38 anos de existência

23/07/2016 - 12:24
Polícia

"Senhor das armas" é preso em Comodoro

23/07/2016 - 12:15
Cidades

Vila Bela:“terrorista” se entrega

23/07/2016 - 09:17