Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Acrimat cria comissão para acompanhar ‘Novo Fethab’
Por Diário de Cuiabá
26/07/2016 - 07:14

Foto: Ilustrativa

Com projeção de investimentos de R$ 2,7 bilhões para os próximos sete anos, o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) terá o acompanhamento direto da Comissão de Logística da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). O ‘Novo Fethab’, como é chamado, é a contribuição adicional da soja, do algodão e do gado e terá seus investimentos focados em logística e infraestrutura no Estado. Criada no início de julho, a Comissão tem como objetivo reunir informações para subsidiar a Diretoria Executiva e o Conselheiro da Acrimat (junto ao Conselho do Fethab), no tocante aos investimentos de recursos financeiros, e foi comunicada à Secretaria de Infraestutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra) via protocolo da Portaria Oficial da Acrimat. 

Para o presidente da Acrimat, José João Bernardes, a iniciativa fará com que as decisões no Conselho atendam às demandas do setor. “Acompanhar de perto os investimentos do Fethab é necessário para o produtor. Intermediar a discussão nos estágios iniciais com o governo do Estado, além de trazer resultados efetivos e ainda dar suporte às decisões do Conselho Deliberativo. Só em 2015, foram mais de 17 milhões de Guias de Transito Animal (GTAs) emitidas, mostrando que a pecuária é grande usuária e contribuinte e precisa, portanto, ser ouvida na hora da aplicação dos recursos”, destacou Bernardes. 

A Comissão composta por membros da Acrimat, Mário Candia Figueiredo, Maurício Campiolo e Jorge Antônio Pires de Miranda, reuniu-se com o secretário Marcelo Duarte. Para o secretário, institucionalizar a interlocução da discussão é primordial em um Estado que tem na lista de execução ampliações, duplicações, concessões, mais de 2 mil pontes, 8 mil quilômetros de estradas para concluir, além de hidrovias e aeroportos. “Prioridade é a palavra-chave, e ela só existe quando há uma discussão estruturada. E é nesse sentido que a Acrimat deu um grande passo ao instituir a Comissão de Logística, que trará demandas no estágio de definição das prioridades e que participa”, afirmou Marcelo. 

Para Jorge Pires, presidente do Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte (Fabov), que integra a Comissão, a Acrimat cumpre seu papel estratégico com o acompanhamento das ações. “A Acrimat vai representar todas nossas regionais, nos assuntos inerentes ao Fethab 1 e 2. Saber quais as obras prioritárias, quais as regiões beneficiadas e qual plano de aplicação de recursos para 2016”, destacou Jorge. 

Além de participar de todas as discussões junto à Sinfra, o grupo ainda será porta-voz das demandas locais. “Seremos um canal que identificará necessidades e priorizará a solução. Todo esse processo será comunicado com os diretores regionais e replicada aos nossos associados e produtores com parceria dos Sindicatos Rurais e Associações”, destacou Jorge. 

Criado para atender demandas regionais específicas referentes à logística e infraestrutura, o ‘Novo Fethab’ iniciou sua cobrança em 1º de julho, é ‘uma vez mais’ o valor do Fethab convencional. No caso da pecuária, o valor passa a ser de 23,52% da UPF/MT, um total de R$ 29,70 por cabeça transportada para abate. Esse formato de arrecadação acontece até 31 de dezembro de 2016. 
 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,26

26/07/2016 - 07:03
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,25

25/07/2016 - 09:44
Educação

Unemat completa 38 anos de existência

23/07/2016 - 12:24
Polícia

"Senhor das armas" é preso em Comodoro

23/07/2016 - 12:15
Cidades

Vila Bela:“terrorista” se entrega

23/07/2016 - 09:17