Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Celulares:nono dígito deve ser acrescentado a partir de domingo
Por Diário de Cuiabá
28/05/2016 - 06:18

Foto: ilustrativa

A partir deste domingo (29.05), todos os números de telefonia celular de Mato Grosso passam a ter nove dígitos. Isso significa que, para fazer ligações, será necessário digitar o algarismo 9 antes dos outros oito números da linha, assim como já acontece nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para facilitar a transição, aplicativos para smartphone ajudam usuários a fazer a alteração. 

Em Mato Grosso, são pelo menos 2,4 milhões de celulares que precisam acrescentar o dígito 9 no início da sequência de algarismo. As ligações interurbanas serão efetuadas da mesma maneira. Em todo o país, a intenção é que o nono dígito seja incluído até o fim deste ano. Nesta nova fase, além de Mato Grosso (65 e 66), a alteração também ocorre nos DDDs do Distrito Federal (61), Goiás (62, 64), Tocantins (63), Mato Grosso do Sul (67), Acre (68) e Rondônia (69). 

Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), após este domingo as ligações marcadas com oito dígitos ainda serão completadas por um tempo determinado, para adaptação das redes e usuários. 

Porém, gradualmente haverá interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Esse período será de 90 dias. Após, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas. O mesmo ocorrerá com os textos encaminhados via SMS e MMS. 

A nova regra atende decisão da Anatel, através da Resolução nº 553, publicada em 14 de Dezembro de 2010, visando um aumento de disponibilidade de números de telefones móveis (celulares) no Brasil e assim atender à crescente demanda de novos usuários e também para padronizar a numeração da telefonia móvel em todo o país. 

Cabe ao próprio Cliente providenciar essa mudança em sua agenda de contatos. "Ouvi falar sobre essa alteração há alguns dias, mas não sabia que já ia começar. Acho que o maior problema será acrescentar o nove em todos os números que estão na agenda de contatos”, comentou a atendente Glória Bezerra, 42 anos. 

Para facilitar as alterações, algumas operadoras, como a Vivo, Oi, Claro e a Tim desenvolveram aplicativos que acrescentam de forma rápida e automática o nono dígito aos contatos com DDDs dos estados mencionados. Há também alguns aplicativos desenvolvidos para os sistemas operacionais IOS e Android, como o "9d+" e o" mobobox". 

Vale lembrar que o processo de portabilidade acontecerá normalmente. Além disso, saldo em créditos dos assinantes de telefones pré-pagos e controle, assim como validade dos créditos, não serão alterados pela mudança da numeração. 
 

Carregando comentarios...