Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Aftosa:vacinação termina no dia 31 e cobertura atual é de 42%
Por Diário de Cuiabá
28/05/2016 - 06:16

Foto: ilustrativa

A campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso termina na próxima terça-feira (31). A previsão é imunizar 12 milhões de cabeças de gado bovino e bubalino do Estado. Nesta etapa é obrigatória a vacinação de todo o rebanho com até 24 meses de idade. Até o último dia 24, 42% das propriedades já haviam comunicado a vacinação nos escritórios do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT). 

A comunicação da imunização dos animais deve ser feita até o dia 10 de junho, nos escritórios do Indea/MT. Para efetuar a comunicação, o produtor precisa apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da compra da vacina. 

A multa para quem deixar de imunizar o rebanho dentro do período da campanha é de 2,25 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias. 

BRUCELOSE - A primeira etapa da campanha contra brucelose segue até 30 de junho. A vacinação precisa ser feita uma única vez nas fêmeas com idade de três a oito meses. É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a oito meses. As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, por exemplo: V6. 

Carregando comentarios...