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O taekwondo na infância
Por por Nestor Fernandes Fidelis
28/04/2016 - 11:06

Foto: arquivo

Como ignorar que nestes dias as crianças têm acesso a tantos meios de diversão e distração fisicamente inertes, ou seja, que não favorecem o desenvolvimento físico nem sua capacidade de relacionamento interpessoal?

Além disso, muitos pais têm verdadeira fobia de deixarem seus filhos viverem mais livres (como era “no seu tempo”), diante da violência que existe na sociedade atual, tanto nas cidades grandes, quanto nas menores.

Aliado a este fato, a necessidade de que pais e mães laborem em local distante do lar e, com isso, optem por deixar os filhos em escolas ou academias inadequadas se tornar uma armadilha.

Ao longo das últimas décadas, as artes marciais têm ocupado um relevante papel na formação do caráter de adultos e de crianças, porque, se levadas a sério, elas podem ser caracterizadas como filosofia de vida e esporte, isto é, uma mescla de teoria e prática de doutrina-oriental-meio para o desenvolvimento espiritual que, por sua vez, faculta o desenvolvimento mental e físico do ser humano.

A expressão “marcial” decorre da origem militar das artes marciais, cujo objetivo nas antigas nações orientais era o de formar exércitos de soldados super-disciplinados e qualificados para defenderem seu território. Esses valores podem ainda ser alcançados.

O taekwondo é uma das artes marciais mais praticadas em todo o mundo na atualidade. De origem coreana e tendo se espalhado pelo ocidente, principalmente, entre as décadas de 1960 e 1970, a “arte dos pés e das mãos”, ou o “caminho dos pés e das mãos” chegou a Mato Grosso em 1982, pois foi o destino de um dos primeiros grão-mestres que vieram da Coreia.

Kwang Soo Shin, o estimado, mui respeitado e tão conhecido mestre Shin, após alguns anos em São Paulo, tendo lecionado no Esporte Clube Pinheiros, fundou na avenida Marechal Deodoro, no bairro Santa Helena, em Cuiabá, a ShinTaekwondo Club, berço de valorosos taekwondistas brasileiros.

E hoje o taekwondo é praticado em diversas academias e escolas, pois traz inúmeros benefícios para pessoas de todas as idades, mas, sobretudo, para as crianças, por estarem em formação, sendo que os principais são:

  • a) contribui para a formação da retidão do caráter (cidadão de bem) por meio do desenvolvimento de virtudes como a humildade e o respeito
  • b) estimula o desenvolvimento da autoestima
  • c) desenvolve a coragem, a capacidade de concentração, a disciplina,a desinibição, a autoconfiança, a autovalorização, o autodomínio físico e emocionale o senso e desejo de justiça
  • d) auxilia na coordenação motora, no fortalecimento do corpo e na sua flexibilidade
  • e) estimula o prazer de estar em movimento, de aprender e se aperfeiçoar, conhecendo e superando a si mesmo
  • f) ensina a se defender e a ser pacífico
  • g) desenvolve a união entre as pessoas e faculta o nascimento e o estreitamento dos laços de amizade
  • h) desenvolve o civismo e patriotismo
  • i) fortalece o sistema imunológico, dentre outros tantos benefícios outros

 

Todavia, para se alcançar tais resultados é fundamental que haja uma conjugação de fatores, dentre os quais destaca-se: o(s) professor(es) ou mestre(s); o local; o ambiente; a participação dos pais. 

Aprende-se que, ao ver uma pessoa lutar, caminhar, falar ou de qualquer forma se portar será possível saber quem foi seu mestre, pois a tendência é que o discípulo reproduza o que aprendeu.

A força do exemplo arrasta, ao passo que as palavras ou as orientações não vivenciadas são frágeis e mortas. Daí a necessidade de o professor ou mestre estar vigilante para o seu papel de ser referência o tempo todo, não somente no dojan(local em que se treina), mas o tempo todo e nas mais diversas circunstâncias.

É necessário que a academia não seja apenas um local de prática desportiva, mas de puro e pleno respeito mutuo. Conquanto o taekwondo seja um esporte olímpico cercado de tecnologias modernas (nada obstante tal caráter tenha desvirtuado a beleza da luta e a riqueza das técnicas), é importante ter em mente que se trata de uma arte marcial, e isso sim possibilita uma infinidade de oportunidades de crescimento.

Para tanto, algazarras, assovios displicentes, falta de ordem, sujeira de toda ordem, maledicência, ironias intempestivas, posturas para se sentar ou se portar em pé, distrações equivocadas, condutas arrogantes e prepotentes, vestimentas esdruxulas, desorganização de todos os materiais e de cada canto, troca de roupas em local indevido, dentre outros tantos comportamentos irregulares não devem fazer parte do ambiente.

Também é fundamental que os pais conheçam e convivam com o professor ou mestre no ambiente de treinamentos e aprendizados. Os pais têm muito a contribuir e a colaborar, também, e talvez se permitam aprender valores relevantes para suas vidas.

Com a observância dos citados requisitos, os professores ou mestres, juntamente com os pais dos alunos lograrão alcançar o fim colimado que é tornar realidade todos os benefícios acima expendidos, levando-se em conta que educar é a arte de formar caracteres, e o taekwondo tem tudo para ser extremamente relevante na infância e para toda a vida do seu praticante.

Nestor Fernandes Fidelis é advogado com especialização em Direito do Estado, Direito Público, Direito Constitucional e Finanças Públicas, doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino, facilitador e palestrante de cursos e seminários, professor do curso de pós-graduação em Direito Eleitoral do ICE/Escola do Legislativo.

nestor@nestorfidelis.adv.br

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