Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Projetos do IFMT Cáceres vencem Mostra Científica no Pantanal
Por Edna Pedro/assessoria
19/11/2015 - 16:19

Foto: assessoria
Com os três primeiros lugares na categoria Desenvolvimento Tecnológico e o primeiro e o segundo lugar em Incentivo à Pesquisa, projetos desenvolvidos por alunos do IFMT Campus Cáceres dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Agropecuária, Desenvolvimento de Sistemas e Informática são destaques no quarto ano consecutivo da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal. O evento realizado, na última sexta-feira, em Cáceres, pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, por meio do Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática, em parceria com o IFMT Campus Cáceres reuniu cerca de 200 trabalhos e mais de 750 alunos de escolas da rede básica de ensino do município.
 
Um software para inclusão de deficientes auditivos denominado SIDA, desenvolvido pelas alunas do 2º Ano do curso de Informática, Ana Paula Ereira, Cássia Cristine de Souza Silva, Milena de Souza Felipe e Maria Caroline Morette da Cruz foi avaliado como o melhor trabalho na categoria Desenvolvimento Tecnológico. O segundo colocado na categoria foi um sistema de automação para irrigação de solos desenvolvido pelos alunos, do 3º Ano de Desenvolvimento de Sistemas, Devair Felício Garcia Junior, Eduardo do Nascimento Obara, Leonardo Pereira de Souza e Rafael Glória Ferreira. Em terceiro lugar ficou o Software para informar recebimento de e-mail denominado  Comunicação da Educação Móvel - CEM, desenvolvido pelas alunas Aline Cristine de Souza e Yara Hellen Menezes de Souza, do 2º Ano de Informática. Os três trabalhos foram orientados pela professora Dandara Caroline Oliveira de Lima.
 
Já na categoria Incentivo à Pesquisa, o primeiro lugar foi para o trabalho denominado “Aquaponia: produção integrada de vegetais e peixes desenvolvido pelos alunos do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Eurides Henrique de Souza Viana, Gabriel Atila Barbosa de Oliveira, Júlio Cézar Passos e Laécio Neves Cardoso Junior e orientado pela professora Monique Virães. Em segundo lugar ficou a equipe formada pelos alunos do 1º ano de Agropecuária, Gabriel Rocha Neiva, Anderson Silva Santos e Emilly Raissa Souza Teixeira com orientação do professor Newton Rodrigues com o projeto “aquecedor de água sustentável”. A equipe confeccionou um coletor de energia solar com garrafa PET para aquecimento de água como alternativa sustentável que pode gerar economia de energia elétrica. 
 
“Para nós foi uma alegria. Fizemos um bom trabalho com base em estudos que vêm sendo desenvolvido desde o ano passado com a orientação de nossa professora. Aprendemos muito e nos esforçamos para fazer o melhor", comemora o aluno Gabriel Atila Barbosa. 
 
Os trabalhos foram desenvolvidos por meio de projetos complementares de ensino do IFMT Cáceres que integram o projeto 'Ensino Baseado em Investigação: Iniciação Cientifica no Ensino Médio Integrado ao Técnico', coordenado pela professora Rita de Cássia Pereira Borges. Ao todo, a instituição apresentou na Mostra mais de 70 trabalhos, com a participação de 300 alunos.
 
“Há um grande esforço e dedicação dos envolvidos. Mesmo depois da Mostra, os alunos vão aperfeiçoando os seus trabalhos. Querem resultados cada vez melhores”, afirma a coordenadora Rita de Cássia.
 
As ações são financiadas pelo IFMT que investe, no orçamento de 2015 do Campus, o valor de R$ 31.176,72 para execução dos projetos subsidiando a aquisição de material de consumo como papel, substratos e reagentes, entre outros elementos necessários para o desenvolvimento dos trabalhos.
 
“O resultado pedagógico é fantástico. Os trabalhos movimentam o cotidiano do campus com o grande envolvimento dos alunos neste universo de pesquisa e criação, o que gera um clima de entusiasmo e motivação. Todos os envolvidos estão de parabéns”, afirma o diretor-geral do Campus Cáceres, Professor Milson Evaldo Serafim.
 
 
Parcerias
 
Para o coordenador geral da Mostra Científica, professor da Unemat, Marcos Francisco Borges,  a parceria com o IFMT/Cáceres  e o envolvimento das escolas  viabiliza o evento e dá sentido ao projeto. 
 
" O objetivo é incentivar e aguçar o espírito de investigação científica com o envolvimento das instituições, professores e alunos. Esse ano triplicamos o número de alunos e chegamos a 205 trabalhos apresentados, resultado bem positivo", avalia o coordenador. 
 
Borges destacou também a parceria com o IFMT Cáceres para viabilidade logística do evento.
 
 
Conhecimento aplicado à realidade local
 
 
O envolvimento dos jovens e crianças com as temáticas que envolvem o cotidiano da cidade e a busca por alternativas a partir dos saberes que vêm sendo desenvolvidos nas escolas foram elementos de destaques na Mostra segundo o coordenador do Campus da Unemat, em Cáceres, professor Antonio Francisco Malheiros. 
 
“Além do despertar para as ciências desde as séries iniciais até o ensino médio, os trabalhos refletem temáticas que estão no cotidiano da população, como proteção ao meio ambiente, preservação do patrimônio histórico - cultural da cidade, até busca de alternativas viáveis e de baixo custo para demandas de serviços no que se refere ao pequeno produtor”, destaca Malheiros. 
 
Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,18

18/11/2015 - 11:47
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,17

17/11/2015 - 11:22