Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Câmara de Cáceres comemora acordo entre Mato Grosso e Bolívia
Por assessoria
19/11/2015 - 16:11

Foto: assessoria

A Câmara Municipal de Cáceres comemora a assinatura da “Declaração Conjunta” firmada entre o governador Pedro Taques e o governador do Departamento de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, Rubéns Costas Aguilera, assinada na quarta-feira (18), durante o IV Fórum de Áreas Protegidas da Bolívia, em prol do estreitamento das relações do Estado do Mato Grosso e de Santa Cruz de La Sierra.

 

            Desde o dia 30 de junho, a Câmara trabalha em prol da retomada das relações entre o Brasil e a Bolívia, com foco nas cidades irmãs de Cáceres e San Matías.

 

            Foram realizados dois encontros entre as Câmaras Municipais de Cáceres e San Matias, um no Brasil e outro na Bolívia, com ampla participação de representantes do governo do Estado, como o secretario-adjunto de desenvolvimento de Desenvolvimento Regional, Luciano Vacari.

 

Um dos resultados dessa articulação foi a reativação do Comitê de Fronteira, no dia 26/08.  A primeira reunião do Comitê de Fronteiras Brasil/Bolivia do Mato Grosso, também ocorreu na Câmara Municipal de Cáceres.

 

Na época, participaram da reunião o secretário de Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Regional, Luciano Vacari, o Prefeito de Cáceres, Francis Maris, o presidente da Câmara Municipal de Cáceres, Marcinho Lacerda e os vereadores Rubens Macedo e Domingos Oliveira dos Santos.

 

No documento assinado pelos governadores, ontem (18/11), ambos expressaram a necessidade de trabalhar pela integração, controle de sanidade animal, apoio comercial, intercâmbio de experiência de boas práticas em gestão pública, promoção da cultura e do turismo sustentável.

 

“Para o Estado de Mato Grosso é uma honra, temos uma fronteira seca de mais de 700 quilômetros com a Bolívia e nós precisamos estar mais próximos, mais perto. Assim, podemos desenvolver as nossas potencialidades”, disse o governador do Mato Grosso, Pedro Taques.

 

Taques ressaltou que o Estado está preparado para trabalhar em conjunto com o Departamento de Santa Cruz. Lembrou que Santa Cruz é caminho para que os produtos de Mato Grosso cheguem ao Pacífico mais facilmente, com até 15 dias a menos. Entretanto, destacou que a parceria tem que ir além e chegar nas pessoas.

 

O governador do Departamento de Santa Cruz de La Sierra,  Rubéns Costas Aguilera, destacou a responsabilidade dos dois Estados com as questões relacionadas ao meio ambiente. Avalia, que Mato Grosso também tem um enorme potencial cultural para ser explorado pelo povo boliviano. “Não queremos apenas conhecer, mas integrar”, disse.

 

            Para o presidente da Câmara Municipal de Cáceres, o documento assinado ontem por Pedro Taques trará muitos benefícios para a região. “Cáceres é uma passagem estratégica para a integração entre Mato Grosso e Santa Cruz. Acredito que nós e a nossa vizinha boliviana, San Matías, poderemos finalmente gozar dos privilégios, e não mais apenas do ônus, de dividiremos territórios na faixa da fronteira Brasil – Bolívia”, afirmou o vereador Marcio Paes da Silva de Lacerda. 

 
Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,18

18/11/2015 - 11:47
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,17

17/11/2015 - 11:22