Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Os Jovens do Pixuleco
Por por Maria Augusta Ribeiro
28/08/2015 - 18:36

Foto: arquivo

Porque a diferença entre certo e errado através da moral e bons costumes não é regra entre os jovens.

 

 

 

A moral é um dos costumes mais difíceis de se definir. Isso porque com o passar dos tempos o que antes era considerado regra de comportamento hoje pode deixar de ser.

 

 E mesmo que a evolução do comportamento humano aconteça de forma natural a medida que somos educados atingir a moral verdadeira e conceitos simples entre certo e errado é relativo.

 

Pesquisas recentes realizadas pelo IBGE comprovam que os brasileiros tem se tornado menos ético, o que não é novidade. Mas este mesma pesquisa determinou que a camada mais jovem foi  a que aceitou como moral as chamadas pequenas corrupções.

 

A propina dada ao oficial  para não multa-lo quando esta em vaga de idoso, colar em prova do ENEM ou mesmo o pixuleco de milhões de reais entregues aos envolvidos da operação lava jato são aceitos.

 

E como uma blogueira, sem formação em psicología se atreve a dizer o que é de fato moral, educação e bons costumes?

 

Com base nos jovens entrevistados que estão entre 13 a 17 anos  saberem que estas pequenas corrupções nãosão corretas, mas são aceitas como “tudo bem”.

 

Alguns fatores sugerem que falta de educação domestica e ensino de qualidade seja a origem para este descomprometimento com o que é de fato moral e bons costumes.

 

É provável que uma sociedade cada vez mais  conectada e isolada socialmente possa produzir cidadãos de péssima qualidade amanha.

 

Para isso a dica é menos smartphone e mais olho no olho. Para que  conhecimentos, valores e educação circule nao basta a internet.

 

Somente conversando e educando os jovens de hoje teremos o cidadãos que tanto sonhamos para amanha.

 

Maria Augusta Ribeiro escreve para o Belicosa.com.br e Coordenadora de Comunicação da BPW América Latina

 

 

Carregando comentarios...

Polícia

PRF prende moto roubada

27/08/2015 - 06:07