Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Investimento estrangeiro direto
Por por Willian Cardoso
24/08/2015 - 07:50

Foto: arquivo

m a globalização, o fluxo de capitais ficou mais fácil e os investimentos potenciais aumentaram, aí se apresenta a oportunidade para a Várzea Grande estruturar seu portfólio, pesquisar para identificar e prospectar o capital estrangeiro interessado nos potenciais deste município que, diga-se de passagem, não são poucos.

Através da ligação com empresas domésticas, principalmente os seus fornecedores, as empresas de capital estrangeiro podem dividir o seu “know-how” com a comunidade local.    Na área de recursos humanos, tais empresas acabam disponibilizando no mercado de trabalho local, por um motivo ou por outro, certo número de empregados e executivos por elas treinados, beneficiando outras empresas domésticas. Várzea Grande precisa implementar suas legislações adequando-as a uma realidade que se torne atrativa à vinda desse capital estrangeiro, o alinhamento com os Governos Estadual e Federal possibilitam habilitar-se cada vez mais. Quando o gestor do capital estrangeiro analisa a viabilidade de um investimento, quais fatores influenciam sua decisão?

· Potencial do mercado local

É fator importante, porém não preponderante pois o capital estrangeiro tem optado por locais onde existam outros fatores complementares à existência de um mercado doméstico potencialmente interessante, facilitar acesso aos nossos dados pode facilitar negócios.

· Perspectivas de crescimento

Investidores interessados no mercado interno ou em ganhos de eficiência, preferem regiões com perspectivas de crescimento econômico e de elevação dos índices de produtividade, mostraremos que temos um município com esse perfil, com base em projeções.

· Recursos naturais

Alguns produtos dependem prioritariamente de vastos recursos naturais para sua viabilização, levantamentos e ampla divulgação de tais recursos facilitariam a pesquisa das empresas interessadas em investir na Várzea Grande.

 

· Liberdade operacional e transparência burocrática

A liberdade para operar no mercado doméstico é fator decisivo, entraves burocráticos que dificultem os lucros também afetam a decisão, investidores buscam municípios onde as relações intragovernamentais trabalhem oferecendo assistência ao setor privado e não complicando suas atividades.

 

· Cenário econômico estável

Investidores que buscam ganhos em eficiência são atraídos por países com economia estável e com transparência nas regras e processos públicos. Daí a importância de a Várzea Grande estar alinhada com os governos Estadual e Federal e ter suas contas devidamente equilibradas, entretanto, manter alguns regulamentos, como os contra a poluição, não é considerado impedimento, geralmente, os investidores já obedecem a leis similares em seus países e a observância a regulamentos da espécie no país anfitrião é considerada natural.

· Redução de riscos

Existe ainda a premissa de que os custos gerados pela distância do país receptor e os custos do empreendimento precisam se situar em níveis considerados ao menos, aceitáveis.

· Estabilidade Cambial

A instabilidade cambial diminui possibilidades de faturamento. A volatilidade cambial é altamente preocupante, principalmente pela incerteza se se os níveis serão mantidos como no momento do investimento.  Os lucros são realizados em moeda estrangeira, porém acontece em reais e para o aporte de lucros faz-se uma conversão. Com a elevação da taxa da moeda estrangeira, o governo pode adotar manobras como: a elevação da taxa de juros; adoção de políticas recessivas; ajustes fiscais que acarretem elevação dos preços finais. Juros altos, menos investimento, menor consumo... Aumento no desemprego e, queda na renda.                        O gestor municipal deve estar atento a cada destes sinais, antecipando-se aos fatos da política econômica, pensando estratégias pragmáticas criativas a fim de realizar gestão eficiente, evitando ou contornando eventuais crises, mantendo sempre a confiança dos potenciais investidores prospectados.

 

*William Cardoso é Advogado, Empresário e Presidente do PSDB em Várzea Grande

 

 

Carregando comentarios...

Artigos

Abrindo frente

24/08/2015 - 07:47
Artigos

Medir Pra Que?

24/08/2015 - 07:45
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,24

24/08/2015 - 07:34
Utilidade Pública

UCT realiza campanha de coleta de sangue no domingo,23

21/08/2015 - 10:34
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,21

21/08/2015 - 09:00