Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Tempo de parir líderes melhores
Por por Mario Eugenio Saturno
20/07/2015 - 10:04

Foto: arquivo

Desde o fim das últimas eleições, o Brasil mergulhou em uma crise sem precedentes que não se vê desde o final do período militar. Vivemos o nono mês de crise política e econômica e tudo indica que a desgraça continuará enquanto a presidência da nação estiver nas mãos do PT. Assim, está na hora do PMDB ocupar mais uma vez seu lugar na história e costurar um acordo nacional, tal como fez Itamar Franco durante a crise do impedimento de Collor.

Itamar Franco, que podia não entender de economia nem de sociologia, entendia de política e sabia que precisava de um líder que entendesse de gente e de instituições para construir um plano econômico que aderisse à sociedade. Assim, Itamar nomeou Fernando Henrique Cardoso que criou o Plano Real que tirou o Brasil de uma cultura de inflação que durava muitas e muitas décadas. 

Como que para ajudar os políticos brasileiros, os resultados de um estudo sobre liderança foram publicados em maio na edição especial da Revista “Cognition and Emotion”. A pesquisa foi conduzida pelo professor Jeffrey Sanchez-Burks, da Universidade de Michigan. 

Um “insight” que os artistas definem como “ler a multidão” ou “avaliar o público”, é um talento realmente importante e que pode definir o sucesso de alguém como um grande líder nos negócios. 

Os pesquisadores aplicaram o estudo em um ambiente coletivo, relevante para líderes empresariais, avaliando um aspecto da inteligência emocional, a capacidade de ler e reagir às emoções das pessoas. 

Em três estudos, os pesquisadores mostram que os líderes empresariais que são capazes de ler melhor as indicações não verbais e emocionais de um grupo são mais bem sucedidos, segundo a visão dos seus subordinados. As pesquisas também mostraram que a habilidade de uma pessoa em entender um indivíduo não necessariamente significa que essa pessoa possa ler um grupo. 

Para realizar esses estudos, os cientistas desenvolveram um teste que avalia através de notas a capacidade de uma pessoa ler as emoções coletivas e também permite avaliar se esse profissional aprende como se ajustar. O teste é baseado em alterações das expressões faciais entre as pessoas do grupo. 

É comum que, nas empresas, os funcionários tentem esconder suas reações emocionais autênticas em eventos de trabalho ou durante a apresentação de um chefe. A pesquisa mostrou que os bons líderes são capazes de decodificar estas rápidas expressões faciais que geralmente as pessoas não conseguem esconder. 

Talvez seja essa capacidade que tornou Itamar um grande presidente. E talvez esteja presente nos principais líderes: o vice-presidente Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 

Certamente, a construção de um plano para salvar o país da crise passa pelo PSDB. E, é mais que certo, o nome mais experiente e preparado para conduzir o povo brasileiro, seja como ministro forte ou mesmo como presidente, é o senador José Serra. Sua organização impressionou-me todas as vezes que enviei emails quando ele era governador. Espero que os que têm o poder de decisão pensem como eu, já que não vejo outra saída. 



* MARIO EUGENIO SATURNO é tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 

cienciacuriosa.blog.com 

 

Carregando comentarios...

Artigos

Justiça, ainda que tardia

20/07/2015 - 10:00
Educação

Unemat completa 37 anos de fundação‏

20/07/2015 - 09:51
Artigos

Cáceres das bicicletas

17/07/2015 - 08:22
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,17

17/07/2015 - 07:39