Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Olga Castrillon Mendes toma posse amanhã na Academia Mato-grossense de Letras
Por Lygia Lima/Assessoria
28/05/2015 - 15:22

Foto: arquivo

Uma das fundadoras da Unemat, a professora ocupa a cadeira que era do pai, o professor Natalino Ferreira Mendes

A professora Olga Maria Castrillon Mendes, uma das fundadoras do Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc) célula embrionária da Universidade do Estado de Mato Grosso eleita para ocupar a cadeira nº 15 da Academia Mato-grossense de Letras, se tornou a terceira imortal da Unemat. A posse acontece nesta sexta-feira,29.

A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, destaca a eleição da professora como muito significativa para a universidade. “A Olga representa a fé numa instituição pública. Ela é a crença em uma universidade do interior. É uma das professoras fundadoras da Unemat e sempre batalhou muito por essa instituição. Para a nossa universidade ter mais um professor na Academia Mato-grossense de Letras é motivo de orgulho e demonstra a produção de qualidade que vem sendo feita no interior da nossa instituição”, diz a reitora.

Para a professora Olga Castrillon a sua eleição tem uma significância muito grande para Cáceres, pois é a presença do município na Capital. Ela lembra que esse é um momento singular na Academia Mato-grossense de Letras, que vem se renovando, e dando espaços para pessoas além de Cuiabá, proporcionando uma pluralidade de olhares. “A Academia é Mato-grossense”, destaca a cacerense.

Sobre sua candidatura, Olga lembrou que como em toda disputa eleitoral há uma expectativa. “Para cada vaga, haviam três candidatos inscritos, mas realizamos um trabalho de contato com os acadêmicos, e esse foi um trabalho muito prazeroso, que me proporcionou inclusive, conhecer mais sobre o meu pai. Para mim, fazer parte da intelectualidade em Cuiabá é um recomeço profissional”, afirma.

A cadeira que será ocupara pela professora Olga é a mesma que já foi ocupada pelo seu pai, o professor Natalino Ferreira Mendes, que faleceu em 2011, aos 87 anos, e desde então estava vaga.

Olga Castrillon Mendes começou na Unemat, em 1981, quando ainda era Iesc, e foi a quarta diretora do Instituto que deu origem a Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente é professora do curso de Letras do Campus Jane Vanini, em Cáceres e do programa de Pós-graduação em Estudos Literários, além de integrar o Ceplit (Centro de Pesquisa em Literatura da Unemat) e Grupo de Estudos Literários e Cultura de Mato Grosso da UFMT.

Além da professora da Unemat, também foram eleitos para a AML, no dia 28 de fevereiro, Cristina Campos, Flávio Ferreira e Luciene Carvalho. A Academia de Letras  é composta por 40 membros e foi fundada em 1921 como Centro Mato-grossense de Letras.

 

Carregando comentarios...

Artigos

Quem vai dominar o mundo?

26/05/2015 - 08:13
Utilidade Pública

SINE informa vagas para curso

25/05/2015 - 21:18