Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pesquisador do IFMT Cáceres apresenta tecnologia para controle de pragas em Florestas em Fórum Mundi
Por Edna Pedro/assessoria
28/05/2015 - 11:43

Foto: assessoria
Pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cáceres traz resultados inovadores para o setor Florestal com tecnologias que permitem a identificação remota de áreas afetadas por pragas. O trabalho é destaque no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado esta semana em Recife – Pernambuco, com apresentação no Estande do Ministério da Educação na Mostra de Inovação dos Institutos Federais e também a grupos de empresários e investidores no espaço Giro de Ideias.
 
Coordenada pelo Professor Alexandre dos Santos, doutor em Entomologia, a pesquisa é resultado de um dos 14 projetos brasileiros escolhidos pelo MEC, entre os 295 aprovados pelo Edital 94/2013 de Apoio a projetos cooperativos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica do Mec/Setec/Cnpq, para apresentar soluções tecnológicas aos investidores no Fórum. 
 
Como resultado da pesquisa Alexandre apresenta o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de pragas florestais por sensoriamento remoto. Um software desenvolvido pelo pesquisador com algorítimo de matemática e estatística permite o processamento das imagens de satélite e a análise com identificação exata das áreas afetadas pelas pragas. 
 
Outro diferencial da proposta apresentada aos investidores é o aplicativo desenvolvido para dispositivos como smartphones que permite que as informações cheguem ao usuário  em forma de coordenadas geográficas. O trabalho em campo é facilitado com o auxílio do GPS do celular que aponta os pontos das áreas atingidas e permite as intervenções de controle de pragas necessárias. 
 
Segundo estudos realizados pelo pesquisador, empresas brasileiras de madeira de Eucalipto, por exemplo, gastam em média por ano, R$ 6 milhões com pessoal para procurar insetos que atacam áreas de suas florestas. Além da viabilidade econômica, a tecnologia apresentada pelo pesquisador pode trazer benefícios ambientais, pois permite a identificação rápida e precisa, por imagem de satélite, com coordenadas geográficas das áreas atingidas pelas pragas e ações de controle bem localizadas.
 
Além de apresentação de vídeo com toda informação de como ocorre o processo de detecção e monitoramento de pragas, os participantes da Mostra e os investidores do Giro de ideias podem interagir no uso do aplicativo.
 
A proposta é apresentada no modelo de Startup compreendida como uma empresa nova ou em fase de constituição que tem aplicação de ideias promissoras oriundas da pesquisa, investigação e desenvolvimento de projetos inovadores.
 
O pesquisador destaca participação dos alunos no projeto e a importância do estímulo ao desenvolvimento de ideias. 
 
“Queremos alunos empreendedores, que possam sair dos IF´s com possibilidade de criar tecnologia em qualquer área de formação, preparados para o universo do trabalho e o caminho é estimularmos o desenvolvimento de ideias na nossa prática educacional”, afirma Alexandre.
 

 

Carregando comentarios...

Artigos

Quem vai dominar o mundo?

26/05/2015 - 08:13
Utilidade Pública

SINE informa vagas para curso

25/05/2015 - 21:18