Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Ação Global oferece serviços gratuitos no sábado, no Sesi Clube de Cáceres
Por Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt
27/05/2015 - 11:36

Foto: divulgação
‘Qualidade de Vida’ será o tema da 22ª edição da Ação Global, realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Globo no próximo sábado, 30 de maio, no Sesiclube de Cáceres.

O objetivo é incentivar hábitos mais saudáveis na população, como a prática de atividade física e alimentação equilibrada. Mais de 60 serviços de cidadania, saúde, cultura, educação e lazer serão ofertados gratuitamente, das 8h às 16h.

 
De acordo com o presidente em exercício do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Edgar Teodoro Borges, o evento é um dos mais importantes do calendário de ações sociais realizadas pelo Sesi-MT. “Em cada ano, uma cidade do Estado é escolhida para receber a Ação Global. Deste modo, conseguimos contemplar os mato-grossenses com diversos serviços em um só lugar, de maneira rápida, eficaz e gratuita. Preparamos um grande dia para promover a qualidade de vida, o incentivo a hábitos saudáveis e a cidadania. Todos os cacerenses estão convidados a passar o dia no Sesiclube, usufruindo destes benefícios”, destaca o presidente.

O Sesi-MT e a Globo contam com a parceria de 34 instituições e 600 voluntários que irão trabalhar para oferecer mais de 60 serviços à população de Cáceres. Neste ano, a abertura da ação em Mato Grosso contará com um diferencial: a ‘Pedalada do Meio Ambiente e Qualidade de Vida’, organizada pela Polícia Militar de Proteção Ambiental. A concentração dos ciclistas está marcada para as 7h, na Praça Sematur. A chegada ocorrerá às 8h, horário de início dos atendimentos no Sesiclube.

A Ação Global será realizada em 26 estados e no Distrito Federal. O ator Alexandre Borges será o padrinho do evento, que reúne também outros atores do elenco da Globo em atividades pelo Brasil. No ano passado, a Ação Global reuniu mais de 400 mil visitantes e 26 mil voluntários em todo o país. Foram prestados mais de 1,2 milhão atendimentos. 

Confira abaixo todos os serviços ofertados e os documentos necessários para os atendimentos de cidadania e saúde:

Cidadania

Agência Regional do Trabalho de Cáceres: emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), informações trabalhistas, informações da Medida Provisória 665/15 e seguro-desemprego. Documentos necessários: Cópia da CTPS 1ª via, RG, certidão de nascimento ou casamento original.

Cartório da 6ª Zona Eleitoral: alistamento eleitoral, revisão eleitoral, transferência eleitoral e segunda via de título de eleitor. Documentos necessários: RG, carteiras expedidas por órgão de classe (CREA, CRC, OAB, etc) certidão de nascimento ou casamento extraída do registro civil, carteira de trabalho, comprovante de endereço recente e quitação com o serviço militar.

Cartório do 2º Ofício: emissão de 2ª via de certidões.

Câmara de Dirigentes Lojistas de Cáceres (CDL): consultas e orientações.. Documento necessário: CPF.

Conselho Regional de Contabilidade (CRC): orientação de Direitos Trabalhistas, nova legislação previdenciária, imposto de renda de pessoa física e orçamento familiar. Documentos necessários: Carteira de Trabalho e uma prévia dos seus ganhos e gastos mensais.

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania: orientação em conciliação /mediação de questões relacionadas ao direito de família (divórcio, alimentos, guarda, regularização de visitas) direito de vizinhança, reparação de danos e direito do consumidor. Documentos necessários: cópia dos documentos pessoais.
Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia S/A: parcelamento e renegociação de dívidas, orientações sobre consumo racional e cadastramento da tarifa social. 

Instituto Euvaldo Lodi (IEL): oferta de vaga de estágio e emprego bem como cadastramento de estudantes e profissionais.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): informações previdenciárias e assistenciais no que tange ao acesso a benefícios e serviços. Documento necessário: RG ou carteira de motorista (CNH).
Mariu's Hair Cabelereiro: corte cabelo. 

Palestra do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas): palestra sobre Bullying e distribuição de folhetos com dicas de segurança.

Procon - Cáceres MT: orientações aos consumidores.

União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (UNAFE): entrega de Cartilha da Cidadania que apresenta os direitos dos cidadãos.

Caixa Econômica Federal: consulta de saldo do FGTS, Abono Salarial, PIS e emissão do Cartão Cidadão. Documentos necessários: RG ou CNH e carteira de trabalho contendo o nº do PIS.

Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT S/A: orientação dos benefícios do Seguro DPVAT, com esclarecimento de dúvidas pontuais.

Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ) – UNEMAT: assistência jurídica, orientação em direito de família (divórcio, alimentos, guarda, regularização de visitas).

Curso de Medicina – UNEMAT: orientação à população sobre riscos de acidentes, atitudes a serem tomadas e medidas preventivas.

Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (NEGRA) – UNEMAT:informações sobre a lei 10.639/03, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

Corpo de Bombeiros: segurança.
 
Saúde

Serviço Social da Indústria (Sesi-MT): atendimento odontológico, exames em radiologia,degustação, oficinas de receitas do Programa Cozinha Brasil e orientação nutricional.

Hospital São Luiz: aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Instituto Educacional de Cáceres (IEC) - aferição de pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).

Cruz Vermelha - filial Cáceres: aferição de pressão arterial, cálculo do ÍMC e teste de glicemia.

Laboratório São Matheus: oferecerá exames laboratoriais. Documento necessário: RG.

Psicologia Clínica: consulta clínica psicológica. Documentos necessários: CPF e RG.

Secretaria Municipal de Saúde: vacinação, teste rápido de HIV e hepatites, atendimento médico e confecção do cartão do Sistema Único de Saúde SUS. Documentos necessários: CPF e comprovante de residência.

Curso de Enfermagem – UNEMAT: orientações sobre métodos contraceptivos, hanseníase, crescimento e desenvolvimento infantil.

Puríssima: distribuição de água.
 
Educação

Senai-Cáceres: apresentação de vídeos, divulgação de cursos e matrículas de cursos de Educação a Distância (EAD).

SEBRAE/MT – agência de Cáceres: atendimentos aos microempreendedores individuais com formalização, atividades permitidas, baixas de inscrição e capacitações disponíveis.

Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer): distribuição de mudas de plantas e aproveitamento da abóbora para fazer curau.
 
Cultura

Fundação Terezinha Mendes: apresentação cultural da Orquestra do Projeto Educarte.

Polícia Ambiental: apresentação de estande ambiental e atividades do Programa Educacional Lobo Guará.

UNEMAT: participará com aula e roda de capoeira, das 09h as 11h. O curso de Enfermagem também fará apresentação de número cultural Projeto Arte em Cena, o de Educação Física oferecerá dança de salão e zumba e o de Medicina participa com a apresentação de bateria, das 09h às 09h30.
 
Lazer

Academia Sport Fitness: orientação dos benefícios da atividade física e aulas de zumba.

UNOPAR: corrida do ovo, corrida do saco, chute ao gol, cabo de guerra e pintura facial com tinta guache nas crianças.

Associação MT Bikers: exposição de Bikes e orientações de atividades físicas.

 

 

Carregando comentarios...

Artigos

Quem vai dominar o mundo?

26/05/2015 - 08:13
Utilidade Pública

SINE informa vagas para curso

25/05/2015 - 21:18
Artigos

Indeferimento Preconceituoso

25/05/2015 - 12:58