Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Parceria entre Educação Física da Unemat e Apae de Cáceres completa cinco anos
Por Hemilia Maia/Unemat
17/04/2015 - 08:49

Foto: Moisés Bandeira

Na manhã desta quinta-feira (16) os alunos da Apae, que foram escolhidos a partir de critérios de capacidade à prática do atletismo, foram levados para as dependências esportivas da Cidade Universitária da Unemat para mais uma atividade que acontece semanalmente durante todo este semestre. A prática desta manhã foi corrida com revezamento.

A parceria entre o curso de Educação Física, do campus de Cáceres, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município acaba de completar cinco anos. Desde 2010 todos os acadêmicos do 8º semestre de Educação Física passam pela experiência de vivenciar a Educação Especial dentro do Estágio Supervisionado.

As atividades na Cidade Universitária complementam as atividades que também são realizadas através da parceria na própria Apae. Participam das atividades os estagiários de Educação Física da Unemat; a professora supervisora de estágio e responsável pela Educação Especial, Luciene Neves; o professor de Educação Física da Apae, Davi Ferreira de Souza Júnior; e cerca de 40 alunos com idade média entre 15 e 18 anos, e entre eles, alguns adultos.

Luciene aponta a inclusão da Educação Especial no Estágio Supervisionado como uma questão de grande importância. “Nossos acadêmicos ao vivenciar na prática o trabalho com alunos especiais estarão mais preparados para a vida profissional. No futuro eles receberão alunos especiais com deficiências cognitivas e motoras em qualquer modalidade escolar”, esclarece.

Os alunos da Apae que praticam corridas e as provas de campo: lançamento de dardo; arremesso de peso e salto em distância foram unânimes em dizer que adoram as aulas de atletismo. Entre eles há um estudante, que além das atividades que desenvolve na Apae trabalha meio período em uma concessionária de veículos, que afirmou adorar as manhãs que passa na pista de atletismo. “Gosto mais de correr, aqui é melhor, tem muito espaço”, afirmou o rapaz.

Segundo a professora Luciene a parceria tem sido significativa para ambas as instituições. “Há uma melhora na formação dos nossos profissionais, assim como há ganhos educacionais para os alunos da Apae”, explicou Luciene. O professor de Educação Física da Apae, graduado em 2012 pela Unemat, foi estagiário desta parceria. “A experiência pessoal de ter vivenciado essa dinâmica quando era acadêmico só trouxe resultados positivos para o meu trabalho hoje. E para os alunos há uma contribuição para o desenvolvimento com ganhos motores, cognitivos e afetivos, sem contar que a proposta é aceita por eles com muita alegria”, contou Davi.

 

Carregando comentarios...

Cidades

Nota de Pesar/Prefeitura de Cáceres

16/04/2015 - 13:40
Artigos

Dicas de saúde

16/04/2015 - 13:33
Artigos

Ode a Chico do Berrante

16/04/2015 - 13:01
Cidades

Morre Chico do Berrante

16/04/2015 - 12:53
Saúde e Bem Estar

Hoje é o Dia Mundial da Voz

16/04/2015 - 07:25
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje, 16

16/04/2015 - 07:21
Saúde e Bem Estar

Dicas de saúde, com a nutricionista Ingrid Schmidt

15/04/2015 - 15:33