Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres:Doutor Leonardo propõe estadualização de estrada vicinal para turismo
Por Assessoria
31/03/2015 - 16:28

Foto: Ronivon Barros

O deputado estadual, Doutor Leonardo Albuquerque (PDT/MT) requereu ao governador de Mato Grosso, Pedro Taques a estadualização de uma estrada vicinal no município de Cáceres, localizada entre o Porto do Limão (às margens do rio Jauru e da BR-070) até o Parque Estadual do Guirá, em uma e extensão de 138 quilômetros. A intenção é fomentar o turismo de contemplação com safáris fotográficos para observação de animais típicos do Pantanal Mato-grossense, como a onça pintada.  

 

O parlamentar explica que é preciso este investimento em infraestrutura para colocar a região no roteiro internacional turístico. Segundo ele, no trecho que compreende a estrada é desenvolvido uma pesquisa pela Organização Não Governamental (ONG) Bichos do Pantanal, que monitora 40 onças pintadas.  A entidade realiza pesquisas e acompanha o desenvolvimento destes animais.

 

Sobre o trecho que se requer a estadualização, o parlamentar argumenta ainda que se trata de uma estrada centenária, utilizada por sitiantes locais e com significativa beleza natural. Parte dele está localizado dentro do Parque Estadual do Guirá e, como a própria ONG defende, pode ser utilizada para impulsionar um turismo consciente.  

 

“É uma oportunidade para aumentar a geração de emprego e renda para a população cacerense. Esta estadualização, baseada nas informações da ONG, não trará riscos ao ecossistema da região.  Lutaremos para que esta indicação seja atendida e iremos propor um turismo consciente, com visitas limitadas à região, para nao afugentar os animais. Aguardaremos, respeitosamente, o parecer dos órgãos cabíveis quanto à liberação da estrada”, defende Dr. Leonardo.

 

 A ‘Bichos do Pantanal’ é uma entidade de pesquisa e luta pela preservação da onça pintada. Seus integrantes tem interesse na estadualização da estrada para garantir que estes animais não corram risco de serem mortos ou terem seu habitat natural tomado pelo desenvolvimento sócio-econômico. “É uma pesquisa interessante, que identificou uma vivência harmônica de uma população considerável de onças pintadas, capaz de movimentar o turismo de contemplação. Queremos acima de tudo, preservar este animal com risco de extinção”, justifica o deputado quanto ao pleito.

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE nesta terça-feira, 31/03

30/03/2015 - 19:16
Cidades

Prefeitura adquire 10 novos semáforos

30/03/2015 - 17:10
Meio Ambiente

Chapada pode ser habitat de elefantes

29/03/2015 - 13:47