Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
A certeza na Frente, a História na mão!
Por por Rosildo Barcellos
19/03/2015 - 14:41

Foto: ilustrativa

Foram milhares  nas Praças e Avenidas.  E assim decorreram em diversos municípios e várias capitais, motivados pelos desmandos e pela corrupção e promessas não cumpridas, motivos claros e evidentes para a insatisfação. A crescente instabilidade econômica e o aumento da inflação, que atinge, inicialmente, os preços da gasolina e da energia elétrica. Ademais os setores industriais, as fábricas extremamente  afetadas pela estagnação na produção diante da fraca confiança de empresários, da perda de fôlego do consumo interno e de uma invasão de produtos importados, a indústria segue a tendência de perda de postos de trabalho. Parece que chegou a hora de apagar algumas interrogações, colocar pontos finais e começar um novo parágrafo na nossa história. È momento de buscar novamente a união das pessoas fundamentadas na compreensão, no perdão e na paciência. Solidariedade e harmonia são palavras de ordem. Precisamos aprender deixar as pessoas falarem mal de nós; afinal as pessoas costumam criticar quem elas querem ser. E finalmente o momento é criticar para o bem, criticar para construir. E fica cada vez mais claro que aquele que  não luta para ter o futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier e toda a minha família lutou muito pela democracia e eu mesmo  munido apenas  das palavras não posso deixar aluir.

     Fato curioso que há exatos 30 anos, com a posse do então vice-presidente eleito José Sarney, que assumiu interinamente o destino do país, teve início o período que ficou conhecido nos livros de História como a “Nova República”. Naquele dia 15 de março de 1985, com a doença do presidente eleito Tancredo Neves, que havia derrotado o candidato dos militares, Paulo Maluf, no Colégio Eleitoral, o ex-governador maranhense tornava-se o primeiro presidente civil do Brasil, após duas décadas do golpe militar de  março de 1964. A atual conjuntura aponta para uma necessária mudança no nosso sistema político eleitoral.

    Está latente um grande  temor, posto que,  no pior cenário, o plano de ajuste das contas públicas não se realize nas dimensões necessárias e, como consequência, o Brasil tenha a nota de crédito rebaixada pelas agências de classificação de risco, o que provocaria uma fuga de capitais do país. A aversão ao risco fez com que os investidores corressem para o dólar. Fato que o fez disparar sendo  cotado a R$ 3,249, o maior valor desde abril de 2003. A solução existe e será necessário empenho e vontade de todos. O amor ao próximo e a pátria deve prevalecer sempre. Ainda tenho esperança de ver as crianças correndo livremente, amigos que se comunicam e se respeitam, amor que não esfria, irmãos que brincam na rua até tarde, sorrisos que saem com facilidade e ... o impossível se tornando possível.

Rosildo Barcellos   

 *Articulista 

 
Carregando comentarios...

Esporte

2ª Divisão: Cacerense 'escapa'

18/03/2015 - 08:27