Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Unemat promove 1º Encontro Pedagógico dos Coordenadores do Pibid
Por Assessoria
26/02/2015 - 16:44

Foto: assessoria

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), através da A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), promoveu nos dias 25 e 26 de fevereiro o 1º Encontro Pedagógico dos Coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O evento foi realizado na Chácara Santa Rosa, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).

A coordenadora institucional do Pibid, Renata Cintra Nascimento, explica que o objetivo do encontro é planejar proposições e avaliar as atividades que serão realizadas em 2015. “Os professores estão avaliando qual a situação, o que precisa melhorar e realizando as propostas de melhorias para o Pibid”, afirma Renata. “É um encontro bem significativo, um momento ímpar para que possamos ter proposições de melhoria para a futura atuação dos nossos acadêmicos na educação básica, para que. Assim, quando eles forem professores, saberão o que é educação básica, como dar aula, como se prepara para isso”, disse a coordenadora do programa.

Participaram do encontro todos os professores da Unemat ligados ao Pibid, totalizando 56 docentes de 11 campi: Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Juara, Luciara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra.

O evento é o primeiro do tipo a ser realizada no Estado. “É algo inovador. É importante frisar que daqui sairão proposições que poderão ter impacto na melhoria da qualidade da educação básica”, explica Renata Cintra.

 

Atividades

No dia 25, após a fala das autoridades e uma apresentação do Coral Pibidles, do Pibid de Letras-Inglês do Campus de Cáceres, os professores tiveram a palestra ‘O Pibid no cenário da Formação Docente’, com o coordenador institucional do Pibid do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), professor Marcos Vinícius Ferreira Vilela.

Também houve o lançamento da coleção ‘Educação e Sociedade’, com coletâneas dos artigos e dos trabalhos do Pibid dos anos anteriores, organizada ex-coordenadores institucionais do programa na Unemat, professores Agnaldo Rodrigues da Silva e Ana Maria di Renzo.

Integram a coleção os livros ‘Práticas docentes e formação de professores: Entre ensino e a aprendizagem’; ‘A cultura do ensino e a formação de professores nas ciências naturais e exatas’; ‘Linguagens, educação e tecnologias: O exercício docente nas práticas interdisciplinares’; e ‘Educação e vivências: A universidade nas escolas públicas de educação básica’.

Na parte da tarde, foi realizada uma roda de conversa, a fim de socializar atividades envolvidas no Pibid por área. Os grupos foram divididos em Pedagogia; Exatas (Matemática e Química); Interdisciplinar e Linguagem; Computação, Geografia e Linguagem; História; Biologia; e Educação Física.

O primeiro dia foi encerrado com a conferência ‘A gestão do tempo/espaço na formação do ID’, com a professora Renata Cintra Nascimento.

No segundo dia, houve a palestra ‘A relação dialética no processo de Ensino e Aprendizagem: A experiência pibidiana’, com o professor Paula da Silva Rosa, coordenador institucional do Pibid na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Em seguida, foi realizada uma discussão em grupo sobre os avanços e proposições do Pibid na Unemat.

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas no SINE para hoje,26

26/02/2015 - 08:44
Cidades

FIPe acontece de 10 a 14 de junho

25/02/2015 - 09:36