Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Promotor que atua em Cáceres lança livro de memórias
Por Juliana Michaela Assessoria do IFMT
22/11/2014 - 09:52

Foto: arquivo

História de superação e persistência foi filtrada pela memória do ex-aluno da velha Escola Técnica Federal (ETF)

Ex-aluno do IFMT-Campus Cuiabá (antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso), o promotor de justiça de Mato Grosso Rinaldo Segundo lançou o livro de memórias “Sonhando com Harvard”, que retrata por meio de histórias os passos e as iniciativas de um brasileiro rumo a melhor universidade do mundo. Lançado pela editora Novo Século, mais informações sobre o livro podem ser conferidas no site wwww.sonhandocomharvard.com.br.

Harvard e educação são temas centrais do livro, mas não são os únicos. A importância da realização dos sonhos, da persistência e da educação também são temas centrais. O enredo realista do livro reconhece dificuldades, tropeços e decepções do autor em busca da realização de seu sonho. Por isso, a história humaniza o autor ao invés de idealizá-lo.

Do gênero memórias, a estrutura narrativa apresenta distinções da narrativa tradicional. A trama, por exemplo, foi desenvolvida a partir de uma história central (o sonho do autor de estudar em Harvard) e histórias secundárias, contadas paralelamente à história principal.

A história central narra o nascimento e o reaparecimento do sonho do autor ao longo dos anos, e o clímax pode ser visto como a decisão de perseguir aquele sonho. Por sua vez, o desfecho é a experiência educacional em Harvard. Sempre recheadas com muita emoção, as histórias podem fazer chorar, rir e, sobretudo, inspirar.

Pela peculiaridade do gênero memória, tem-se que o narrador é o personagem protagonista na medida em que ele é o autor das memórias. Mas, embora o livro seja contado sob um ponto de vista pessoal, não há egocentrismo. Por isso mesmo, ao mesmo tempo em que o autor conta a história da realização de seu sonho, diversos outros personagens são mostrados no livro, retratando histórias de sofrimento, desânimo, superação, companheirismo e vitória
 

Carregando comentarios...

Cidades

Mega-Sena irá pagar prêmio recorde

22/11/2014 - 09:46
Artigos

Campanha Laço Branco

22/11/2014 - 09:33
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje, 21

21/11/2014 - 11:30