Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Palestra discute uso exagerado da Internet nas redações
Por assessoria
21/11/2014 - 11:37

Foto: divulgação

Cáceres /MT – O repórter, editor e escritor Rui Matos falou sobre o uso exagerado da internet nas redações durante o Encontro de Jornalistas do Serviço Brasileiro de Atendimento às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Cáceres. O evento reuniu mais de 40 profissionais da região oeste de Mato Grosso.

Ele ministrou a palestra "Da Internet das coisas ao Jornalismo dos fatos”, na qual defende que a internet é importante, mas precisa ser usada com sabedoria. As pessoas precisam ter um filtro e não absorver tudo que circula pela rede.

Para o palestrante, a facilidade do acesso à informação também compromete o trabalho do jornalista, que perde contato direto com as fontes e deixa de frequentar locais públicos ou privados em busca de pautas. O resultado: publicações com assuntos iguais e notícias com aspecto de velhas.

Antes de iniciar a apresentação, o jornalista visitou alguns pontos de Cáceres e trouxe algumas ideias de pauta para os colegas que participavam do evento.

Um deles foi de um empresário, proprietário do Espeto Maneiro. O homem trabalha com espetinho, tem um salão de beleza e um espaço para venda de açaí. "Achei interessante e perguntei quanto tempo ele trabalha por dia para dar conta de tudo. Ele me disse que 24 horas, o que o transforma em um personagem inusitado e diferente. Uma boa pauta”.

Outro exemplo foi dos vendedores de água de coco. Conversando com os vendedores, Rui obteve a informação que os resíduos do coco são transformados em adubo, vasos de plantas e até mesmo sorvete.

O profissional falou aos participantes que a cidade está na fronteira, mas isso não significa que apenas violência e drogas são notícia. Rui apresentou pesquisas que mostram que as pessoas buscam mais entretenimento nas televisões, rádios e sites. Os programas de violência estão em quarto lugar, junto com notícias internacionais. "Notícias boas tem espaço e as pessoas querem ler”.

A humanização do texto e o envolvimento do repórter com a pauta foram os pontos mais importantes da apresentação na opinião da jornalista Ligia Lima. Ela acredita que atualmente, a internet deixa o jornalista muito acomodado. "Nós lemos mal, ouvimos mal, apuramos mal e escrevemos mal”.

O gerente da agência de Cáceres, Diego Vaz Almeida, fez a abertura do encontro e agradeceu a presença dos participantes, parte deles vindos de outros municípios. Almeida lembrou que o evento serve para confraternizar e ainda estimular as pautas ligadas aos pequenos negócios e também a agricultura familiar.

O encontro foi realizado na quarta-feira (19) na agência do Sebrae de Cáceres. Na próxima semana, o encontro será realizado nos municípios de Lucas do Rio Verde, Sinop e Alta Floresta.

Também estão programados eventos em Barra do Garças (2 de dezembro) e Confresa(4 de dezembro). No dia 8, a palestra será realizada em Rondonópolis.

PALESTRANTE – Rui Matos é professor universitário, possui 34 anos de carreira e já atuou em diversos veículos nacionais e estaduais. Na televisão, chefiou a redação da Record, TV Centro-América e da Rádio CBN. Atualmente é editor da revista mato-grossense RDM, onde trabalha desde 2005.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje, 21

21/11/2014 - 11:30